Pablo Marçal (PRTB), ex-coach e aspirante a prefeito da capital paulista, viveu nesta sexta-feira (20) um dia de coadjuvante durante o debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo, promovido pelo consórcio composto por SBT, portal Terra e rádio Nova Brasil. Mas o que mais chamou a atenção foi a postura "paz e amor" adotada pelo influenciador digital bolsonarista.
Aquele Marçal agressivo e combativo, que irritou candidatos a ponto de levar uma cadeirada em um debate anterior, deu lugar a um sujeito com postura defensiva. Irreconhecível durante o debate realizado na sede do SBT, na cidade de Osasco, Grande São Paulo, o ex-coach acabou escanteado pelos demais adversários, que evitaram embates e trataram de apresentar propostas.
Te podría interesar
A nova estratégia do candidato do PRTB foi adotada ao mesmo tempo em que pesquisas mostram recuo ou estagnação dos índices de intenção de voto para o ex-coach. A sondagem do Datafolha, divulgada na quinta (19), apontou que Nunes tem 27%, Boulos aparece com 26% e Marçal tem 19%. Nesta sexta, a Paraná Pesquisas indicou Nunes com 26,8%, Boulos com 23,7% e Marçal com 21,0%.
"[Adotei] a versão de governante. Para quem não conhece arquétipos, eu passei pelo arquétipo de rebelde, depois, para atender os palhaços que estavam ali, eu passei pelo arquétipo de palhaço e agora adoto o arquétipo de governante", explicou o ex-coach ao dizer que sua "pior versão" ficou no passado.
Te podría interesar
O conceito de arquétipo foi desenvolvido pelo psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Jung, fundador da psicologia analítica. Arquétipos junguianos são padrões universais de comportamento, símbolos e imagens que residem no inconsciente coletivo da humanidade.
A maioria dos adversários de Marçal preferiu evitar o ex-coach sempre que tiveram a chance de escolher com quem debater ou comentar respostas. Além do influenciador digital, participaram o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), a deputada federal Tabata do Amaral (PSB), o jornalista José Luiz Datena (PSDB) e a economista Marina Helena (Novo).
Declaração de amor
Marçal, que vive uma relação de amor e ódio com os profissionais de imprensa, aproveitou a ocasião para declarar todo o seu amor aos jornalistas presentes nos estúdios do SBT.
"Não estou com estilo paz e amor. Esse é o meu estilo normal", explicou o candidato do PRTB. "Gente, sabe qual é o problema? Vocês vão começar a me amar agora. Estou olhando vocês com outro olhar agora e vocês vão começar a me amar. E isso é terrível na vida de vocês", profetizou.
Os ajustes envolveram principalmente pontuação e capitalização de termos como "Grande São Paulo", além de uma leve adaptação para melhor fluidez.