O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) atualizou seu relatório sobre a queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP) e apontou uma nova causa para o acidente que ocorreu na última sexta-feira (9).
Na primeira versão do relatório, o Cenipa afirmou que a aeronave havia perdido altura subitamente, e colidido contra o solo. Com a atualização, o documento aponta que, na verdade, a tripulação perdeu o controle do voo.
Te podría interesar
A nova conclusão foi emitida com base em dados do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites, da Universidade Federal do Alagoas. O laboratório apontou três fatores que podem ter contribuído para a queda da aeronave:
- Turbulência;
- Formação de gelo e ciclone extratropical;
- Fumaça de queimadas.
Segundo o documento, o avião enfrentou condições meteorológicas extremas antes da queda. Cerca de 10 minutos antes do acidente, a aeronave atravessou uma área com temperaturas de cerca de – 40°C, alta formação de gelo, ventos de 60 a 70 km/h e nuvens altas e congeladas. A partir disso, a velocidade do avião foi diminuindo progressivamente.
Te podría interesar
A nova conclusão da Cenipa ainda não é a final, que será apontada apenas em um relatório da Força Aérea Brasileira (FAB) em cerca de 30 dias.
Passageiros foram alertados sobre a queda
O Superintendente da Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo, Claudinei Salomão, informou durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (15), que a posição dos corpos sugere que os passageiros foram avisados sobre a queda da aeronave. De acordo com a perícia, a maioria estava na posição "brace", com a cabeça entre os braços, recomendada para reduzir os impactos durante uma aterrissagem forçada.
Salomão também informou que todos os passageiros e tripulantes já foram identificados.
Anac vai intensificar monitoramento da Voepass
Nesta quinta-feira (15), uma outra aeronave da Voepass precisou fazer um pouso de emergência em Uberlândia (MG) devido a uma pane elétrica. O avião partia de Rio Verde (GO) com destino a Guarulhos (SP).
Após o novo incidente envolvendo a companhia aérea, a Agência Nacional de Avião Civil (Anac) informou, nesta sexta-feira (16), que vai iniciar uma "operação assistida" para "manter a prestação do serviço em condições adequadas".
LEIA MAIS: Avião da Voepass tem pane elétrica e faz pouso de emergência