NOVAS REVELAÇÕES

Voepass: Cenipa muda relatório e aponta nova causa da queda de avião em Vinhedo

Novo documento tem como base dados que mostram que aeronave enfrentou condições meteorológicas severas dez minutos antes do acidente

Cenipa muda relatório e aponta nova causa da queda de avião em Vinhedo.Créditos: FAB/ Divulgação
Escrito en BRASIL el

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) atualizou seu relatório sobre a queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP) e apontou uma nova causa para o acidente que ocorreu na última sexta-feira (9).

Na primeira versão do relatório, o Cenipa afirmou que a aeronave havia perdido altura subitamente, e colidido contra o solo. Com a atualização, o documento aponta que, na verdade, a tripulação perdeu o controle do voo.

A nova conclusão foi emitida com base em dados do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites, da Universidade Federal do Alagoas. O laboratório apontou três fatores que podem ter contribuído para a queda da aeronave:

  • Turbulência;
  • Formação de gelo e ciclone extratropical;
  • Fumaça de queimadas.

Segundo o documento, o avião enfrentou condições meteorológicas extremas antes da queda. Cerca de 10 minutos antes do acidente, a aeronave atravessou uma área com temperaturas de cerca de – 40°C, alta formação de gelo, ventos de 60 a 70 km/h e nuvens altas e congeladas. A partir disso, a velocidade do avião foi diminuindo progressivamente. 

A nova conclusão da Cenipa ainda não é a final, que será apontada apenas em um relatório da Força Aérea Brasileira (FAB) em cerca de 30 dias. 

Passageiros foram alertados sobre a queda

O Superintendente da Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo, Claudinei Salomão, informou durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (15), que a posição dos corpos sugere que os passageiros foram avisados sobre a queda da aeronave. De acordo com a perícia, a maioria estava na posição "brace", com a cabeça entre os braços, recomendada para reduzir os impactos durante uma aterrissagem forçada.

Salomão também informou que todos os passageiros e tripulantes já foram identificados.

Anac vai intensificar monitoramento da Voepass

Nesta quinta-feira (15), uma outra aeronave da Voepass precisou fazer um pouso de emergência em Uberlândia (MG) devido a uma pane elétrica. O avião partia de Rio Verde (GO) com destino a Guarulhos (SP).

Após o novo incidente envolvendo a companhia aérea, a Agência Nacional de Avião Civil (Anac) informou, nesta sexta-feira (16), que vai iniciar uma "operação assistida" para "manter a prestação do serviço em condições adequadas".

LEIA MAIS: Avião da Voepass tem pane elétrica e faz pouso de emergência