ATR 72-500

Voepass: Governo Lula toma medida sobre empresa pivô do desastre aéreo

Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou a empresa aérea

ATR 72-600, modelo semelhante ao do acidente.Créditos: ATR sob licença Creative Commons Share alike 2.0
Escrito en POLÍTICA el

A Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou a Voepass nesta segunda-feira (12) para que a empresa apresente informações sobre todas as suas aeronaves em até 48 horas. O órgão quer saber todos os modelos, anos de fabricação e relatórios de revisões.

Um ATR 72-500 da empresa saía de Cascavel (PR) na última sexta (9), com destino a Guarulhos (SP) e 62 pessoas a bordo, quando caiu em Vinhedo (SP). Não houve sobreviventes.

Depois que a notícia da tragédia se espalhou, também começaram a aparecer denúncias na imprensa e nas redes sociais acerca das condições dos aviões. Além de relatos de passageiros como o músico Bruno Gouveia e a jornalista Daniela Arbex, um ex-piloto também falou sobre o que considerou uma ‘gambiarra’ nos motores.

A notificação da Senacon tem motivação nessas denúncias e em outras, que dizem respeito a cancelamentos de voo sem reembolso, bagagens danificadas e demais reclamações dos clientes.

O órgão ainda determinou que a Voepass promova canais de comunicação para os familiares das vítimas. “O consumidor é, antes de tudo, pessoa humana e vulnerável na relação de consumo, não podendo ser somente considerado na esfera econômica”, diz trecho da notificação.