Elisabeth Morrone é a idosa que em outubro de 2022 foi filmada aos berros cometendo insultos racistas contra Eddy Jr, humorista que havia se mudado para um apartamento no mesmo condomínio em que ela morava. O jovem filmou as agressões, denunciou a senhora ao próprio condomínio, à polícia e às redes sociais. O episódio ainda ganhou alguns desdobramentos, como o dia em que Eddy Jr e o filho da aposentada quase foram às vias de fato.
O tempo passou, a história caiu no esquecimento, mas a acusação de injúria racial foi investigada e agora a senhora Morrone finalmente começa a responder pelo que fez.
Te podría interesar
Nesta terça-feira (16), a 29ª Vara Cível de Justiça de SP condenou a idosa a deixar o apartamento em que vive no condomínio United Home & Work, na Barra Funda. O tribunal deu 90 dias corridos para que ela cumpra a decisão sob pena de receber novas sanções.
“As provas documental e testemunhal colhidas não deixam dúvidas do comportamento antissocial da condômina, traduzido nas repetitivas reclamações sem fundamento lançadas por ela no livro de registro de ocorrências do condomínio, aliadas à conduta agressiva do filho, à perseguição e às ofensas racistas em face do morador da unidade 54 do bloco A, mostradas no vídeo feito por ele e amplamente divulgado na internet, o que gera incompatibilidade de convivência com os demais condôminos”, diz a decisão.
A ação foi proposta pelo próprio condomínio. Na mesma sessão, a justiça negou uma reclamação de Elisabeth Morrone, que pedia a anulação das multas recebidas no condomínio e o pagamento de indenização por danos morais. Há ainda uma denúncia do Ministério Público que tornou a idosa ré por injúria racial e ameaça em ação penal. O caso está em andamento.
À época dos acontecimentos, um grupo de ativistas realizou um protesto em frente ao prédio pedindo a expulsão da mulher, que já havia sido multada em R$ 4,5 mil por conta das ofensas. O ato foi batizado de “Agora vai ser assim”. Os manifestantes seguraram cartazes em apoio a Eddy Jr., pediram providências contra Elisabeth e projetaram, do lado de fora do edifício, a frase “fogo nos racistas”.
Eddy agradeceu a mobilização, em suas redes sociais, e desabafou sobre os ataques. “A manifestação #AgoraVaiSerAssim me fez ter a certeza de que os momentos de pânico que vivi naquele mesmo local serão impulsionadores para mudanças efetivas. Deixo aqui meu agradecimento a cada um que participou desse momento histórico na luta antirracista! Boa noite”, publicou.
Relembre o caso
Em 18 de outubro de 2022, Eddy Jr divulgou o vídeo com as ofensas. Ele registrou boa parte do ataque com o celular e divulgou o vídeo nas redes sociais.
“Cai fora, macaco... Cai fora, macaco... Imundo, tu é sujo e imundo... Isso aqui é prédio de família e não de bandido... Cai fora, bandido... Ladrão, imundo, cagão, bundão... Tua casa deve ser fedida, feio, horroroso... Vagabundo... Tu é mais feio quando ri do que quando tá sério”, diz a idosa, que parece totalmente descontrolada ao proferir as ofensas raciais a Eddy Jr.
“Era 2h da manhã, desci com a minha cachorra para ela fazer as necessidades. Na hora que eu ia subir, encontrei essa vizinha. Foi uma coincidência muito grande. Eu ia entrar no elevador e ela disse que não ia entrar no mesmo elevador que eu. Eu poderia usar o elevador do lado, mas não sou obrigado a mudar de lugar só porque uma mulher racista não quer que eu use o mesmo elevador que ela”, relatou o artista numa entrevista à TV Globo.
Segundo Eddy Jr, os problemas com a mulher e com familiares dela começaram em março daquele ano, um mês depois que ele se mudou para o edifício. De acordo com o artista, várias reclamações sem qualquer razão passaram a ser feitas quase que diariamente, inclusive sobre barulho em horários em que ele não estava em casa, ou então quando estava dormindo.
Há registros com acusações absurdas, como a de que Eddy Jr teria “desligado o gás” da moradora, “mexido em sua máquina de lavar” (que fica dentro do apartamento dela), e outras coisas sem sentido. Mas, conforme relatou o humorista, a coisa ganhou outro nível em setembro, quando um filho da idosa foi com uma faca tentar matá-lo, no meio da madrugada, enquanto ele dormia.
“Teve uma noite que eu estava na cama deitado e a minha campainha tocou. Era umas 3h da manhã. Levantei e o filho dessa vizinha já começou a gritar, dizendo ‘eu vou te matar’. Ele veio com uma faca enorme na mão, chutando a minha porta”, afirmou.
Dias depois, em 24 de outubro, viralizou um vídeo em que Eddy Jr e o filho de Morrone quase vão às vias de fato. O próprio Eddy postou o vídeo. Assim que ele dá o primeiro tapa no sujeito, a mãe, cujo nome é Elisabeth Morrone, pergunta: “ah, ele agrediu você”. O próprio Eddy responde: “agredi”.
Eddy Jr. ainda escreveu na postagem: “não tô pedindo nenhum pano, mas essa foi minha reação ao encontrar eles depois de tudo o que aconteceu.”