A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) respondeu ao ataque racista do qual foi alvo por parte da parlamentar de extrema direita Carla Zambelli (PL-SP), que, durante evento de mulheres, se referiu à petista, em forma de deboche, como "Chica da Silva".
Em dois vídeos publicados em suas redes sociais na noite desta quarta-feira (3), Benedita da Silva agradece a onda de solidariedade e faz uma leitura política da figura de Chica da Silva, relacionando-a com a luta das mulheres negras no Brasil.
Te podría interesar
"Eu sei que, lamentável pra mim, é ter que contestar uma mulher, mas não basta ser mulher, tem que ser de luta, tem que ser uma mulher que conheça a história da outra, tem que ser uma mulher que respeite a outra, que não discrimine a outra, porque, na verdade, o que nós vimos foi uma bruta discriminação racial", inicia Benedita da Silva.
"Qual é o conceito que se faz de Chica da Silva? Será que a pessoa sabe que Chica da Silva teve treze filhos com João Fernandes de Oliveira? Portanto, não é a figura estereotipada que alguns colocam. Sabia que ela enfrentou a monarquia? Sabia que quando João Fernandes de Oliveira, lá no Arraial do Tijuco, levava ela para ir à missa e ela ia com as suas liteiras? Era um desafio enorme, mas uma inveja tremenda, um ódio, uma ira, uma raiva da monarquia", disse.
Em seguida, Benedita da Silva dá uma aula sobre a condição da mulher negra no Brasil e diz que nenhum tipo de ataque racista substitui a luta social.
"Aquela mulher negra que superou uma barreira, ela pode enfrentar e foi importante para a nossa luta de mulher negra. Mostrou para nós que nós podemos sim enfrentar, enfrentar, sobretudo, com a verdade [...] Eu sigo com a cabeça erguida e consciente de que neste país nós temos que combater o racismo, o preconceito, nós temos que dar as mãos e dizer mais uma vez para essa gente que não conhece a história que nós estamos reescrevendo a história [...] Minha gente, minha raça, meu povo, mulherada, fica aqui os meus agradecimentos, porque os apoios que vocês me deram não podem estar comparados a qualquer palavra que venha substituir respeito, dignidade e, sobretudo, a luta de nós mulheres negras", concluiu Benedita da Silva.
Confira nos vídeos abaixo a declaração de Benedita da Silva frente ao ataque racista de Carla Zambelli:
PT entra com representação contra Carla Zambelli na Corregedoria da Câmara e na PGR
O Partido dos Trabalhadores ingressou nesta quarta-feira (3) com duas representações contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP), que disparou ataque racista contra a parlamentar Benedita da Silva (PT-RJ). De maneira debochada, Zambelli chamou a petista de "Chica da Silva".
Na ação encaminhada à Procuradoria-Geral da República, o PT afirma que a imunidade parlamentar de Carla Zambelli não lhe dá o direito de praticar discurso racista. Portanto, pede-se que seja instaurado um procedimento de investigação criminal para apurar a conduta de Zambelli.
Por sua vez, na Corregedoria da Câmara, o PT encaminhou denúncia contra Zambelli por quebra de decoro parlamentar, pela "prática gravíssima" do crime de racismo contra a deputada Benedita da Silva, e que, portanto, a Mesa Diretora analise o caso com urgência.