AQUILOMBAR

"Leblon vira Palmares": MTST ocupa cartão postal do Rio de Janeiro; veja fotos e vídeos

A manifestação tem por objetivo chamar a atenção para a questão da moradia e da fome

"Leblon vira Palmares": MTST ocupa cartão postal do Rio de Janeiro; veja fotos e vídeos.Créditos: Comunicação MTST - Rio de Janeiro
Escrito en BRASIL el

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) realizou nesta quarta-feira (20) o 10º ato "Leblon vai virar Palmares". Também participaram da manifestação as Brigadas Populares, Ação Negra e outros apoiadores.

No ato deste ano, há um simbolismo a mais: é a primeira vez que ele acontece com o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra enquanto feriado nacional, sancionado pelo presidente Lula em dezembro de 2023.

O local escolhido para realizar a manifestação não é à toa: o Leblon possui o metro quadrado mais caro do Brasil e, segundo Gláucia Nascimento, coordenadora do MTST no Rio de Janeiro, "as famílias pobres e periféricas não têm acesso a espaços como o Leblon".

Dessa maneira, o ato busca pôr luz na situação de milhares de pessoas que passam fome e vivem em insegurança alimentar no Brasil. Levantamento da rede PENSSAN mostra que há relação direta entre a fome e a questão racial, já que uma em cada cinco famílias chefiadas por pessoas que se autodeclaram pardas ou pretas sofre com a fome, o dobro em relação às chefiadas por pessoas brancas.

Segundo os organizadores do evento, "a memória de Zumbi dos Palmares será usada para aquilombar o Rio, mostrar a exploração disfarçada de rotina. Aquilombar é construir uma sociedade baseada nos vínculos de solidariedade e pertencimento, exatamente o oposto da violência militarista e miliciana, herdeira dos tempos coloniais".

A manifestação "Leblon vai virar Palmares", aberta à participação de todos, teve início às 10h em frente ao Posto 10, na Praia de Ipanema. De lá, os manifestantes seguiram para o Posto 11, na Praia do Leblon, onde houve música, mar, bebida e comida. Até o fechamento desta matéria, o ato contava com mais de 300 participantes e 350 refeições distribuídas.

"Primeira vez que Zumbi dos Palmares é feriado nacional, o MTST ocupa a Praia do Leblon pelo décimo ano seguido. São 10 anos do MTST do Rio de Janeiro, são 10 anos ocupando o bairro do Leblon, denunciando a desigualdade, denunciando o racismo e falando que o povo preto, o povo favelado, o povo trabalhador, o povo excluído de todos os privilégios merece também lazer. A gente está aqui e não vai sair enquanto a praia não for um direito nosso também", declarou à Fórum Gláucia Nascimento, coordenadora do MTST RJ.

Confira abaixo fotos e vídeos do ato "Leblon vai virar Palmares":