O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) transformou o Dia Consciência Negra em feriado nacional ao sancionar, nesta quinta-feira (21), uma lei sobre o tema. De acordo com o texto, o feriado agora passa a se chamar Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra.
A data é comemorada em 20 de novembro para relembrar o assassinato do mais famoso líder quilombola da história do Brasil, morto pela Coroa Portuguesa no século XVII. Ao rememorar o fato passado, o feriado se transformou em uma jornada de luta e conscientização sobre do povo negro, sua cultura e direitos.
Te podría interesar
LEIA TAMBÉM: Quem foi Zumbi dos Palmares? A voz que ecoa no dia da Consciência Negra
Antes da sanção de Lula, a data era feriado somente em seis estados – Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo – e na cidade de Boa Vista, capital de Roraima.
Te podría interesar
“Sancionei o projeto de lei que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra um feriado em todo o país. Uma data importante na valorização das raízes culturais do povo brasileiro”, declarou o presidente Lula no X, antigo Twitter.
O projeto de lei que regulamenta o feriado para todo o Brasil foi aprovado no último mês de novembro na Câmara e no Senado. Já o projeto original, que criou a possibilidade de a data ser comemorada quando adotada nas unidades federativas, é de 2011.
LEIA TAMBÉM: Abdias Nascimento: A jornada de um gigante na luta antirracista