ELEIÇÕES 2024

DataFolha: Em BH, Fuad segue na liderança contra bolsonarista Engler

Na véspera do segundo turno, a diferença entre os candidatos permanece estável; margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos

Os candidatos de BH.Créditos: PRTB/Divulgação e Prefeitura de BH/Divulgação
Escrito en BRASIL el

Na última pesquisa do DataFolha antes do segundo turno, divulgada neste sábado (26), Fuad Noman (PSD) lidera a disputa pela prefeitura de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, com 53% dos votos válidos, enquanto o bolsonarista Bruno Engler (PL) tem 47%. 

Na pesquisa estimulada, em que os eleitores recebem os nomes dos candidatos, o percentual de votos brancos, nulos e indecisos é contabilizado. Nessa modalidade, Fuad aparece com 48%, uma ligeira alta em relação aos 46% anteriores, enquanto Engler subiu de 39% para 42%. Brancos, nulos e indecisos reduziram-se de 10% para 7%, e 4% dos entrevistados ainda não souberam responder.

O índice de rejeição dos candidatos permanece estável: 48% dos entrevistados afirmam que não votariam em Bruno Engler de forma alguma, enquanto Fuad registra 36% de rejeição.

O DataFolha calcula os votos válidos seguindo o método da Justiça Eleitoral, que exclui brancos e nulos e ignora o segmento de eleitores indecisos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Dados da pesquisa

Realizada nos dias 25 e 26 de outubro, a pesquisa foi encomendada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, e entrevistou 1.674 eleitores de Belo Horizonte com 16 anos ou mais, por meio de abordagens presenciais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo MG-01286/2024 e apresenta um nível de confiança de 95%.

Em meio aos embates entre Noman e Engler, a Justiça Eleitoral prolongou a campanha em Belo Horizonte até este sábado (26). Ambos os candidatos conquistaram direitos de resposta devido a trocas de acusações e, como o tempo de veiculação foi insuficiente, as respostas serão exibidas, de forma excepcional, na véspera da votação.