A cidade de São Paulo, após vivenciar o terceiro apagão em menos de um ano, se prepara para receber fortes tempestades a partir desta sexta-feira (18).
Há uma semana, a cidade foi atingida por uma tempestade com ventos de até 107 km/h, que deixou mais de 3 milhões de cidadãos sem luz por mais de três dias.
Te podría interesar
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), com a chegada da frente fria prevista para esta sexta-feira, podem ocorrer fortes pancadas de chuva com raios e rajadas de vento. O órgão também informa que há potencial para alagamentos e quedas de árvores na Grande São Paulo.
Ao G1, o meteorologista do Climatempo, Cesar Soares, prevê que as rajadas de vento podem atingir até 80 km/h. "Em alguns pontos, onde há grandes prédios e ruas com muitos edifícios, o vento pode ser canalizado, causando rajadas de até 100 km/h na sexta-feira, mas será algo muito pontual", afirmou.
Te podría interesar
Para esta sexta-feira, o volume de chuva previsto é de 25 mm a 35 mm. No entanto, para sábado, o volume pode chegar a 50 mm.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta de risco meteorológico entre sexta (18) e domingo (20). O volume total de chuva pode chegar a 95 mm na região metropolitana durante o período indicado pelo alerta.
As regiões do estado de São Paulo que devem receber o maior volume de chuva são:
- Região Metropolitana
- Vale do Ribeira e Itapeva
- Presidente Prudente
- Baixada Santista e Vale do Paraíba
- Litoral Norte
- Araçatuba
- Bauru
- Campinas
- Franca
- Barretos
- Ribeirão Preto
- São José do Rio Preto
- Sorocaba
- Serra da Mantiqueira