Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira (27) sobre as intenções de voto para a prefeitura de Aracaju (SE) mostra uma queda, em relação ao levantamento anterior, da candidata Emília Corrêa (PL), que ainda lidera.
A vereadora tem agora 27,4%, ante 31% da sondagem divulgada pelo instituto em 2 de setembro. Está em situação de empate técnico com Yandra Moura (União), que aparece com 24,4%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Te podría interesar
Na sequência estão Luiz Roberto (PDT), que tem 15,9%; Candisse Carvalho (PT), com 13,7%, e Delegada Danielle (MDB), com 11%. Outros candidatos somam 5,2% e não sabem ou não responderam 3,2%.
Entre os chefes do Executivo federal, estadual e municipal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o mais bem avaliado na capital sergipana. Ele tem aprovação de 50% dos entrevistados e 45% de desaprovação. Em 2022, Lula derrotou Bolsonaro na capital sergipana por 57,26% a 42,74%.
Te podría interesar
Já o governador Fábio Mitidieri (PSD) tem 42% de aprovação e percentual idêntico de reprovação e 43% dos entrevistados aprovam o prefeito Edvaldo Nogueira e 48% o desaprovam.
A disputa pela prefeitura de Aracaju
Aracaju é a capital que tem mais mulheres na disputa pela prefeitura, são cinco entre os oito candidatos. No entanto, até hoje nunca houve uma prefeita na capital do Sergipe.
A vereadora Emília Corrêa saiu do PRD, em março, para se filiar ao PL. Pertencente ao campo da direita, publicamente não se alinhava com o ideário extremista de Jair Bolsonaro, mas conta com o apoio do ex-presidente, que inclusive gravou um vídeo de apoio.
Já Yandra Moura é filha do ex-deputado André Moura (UB), ex-líder do ex-presidente Michel Temer (MDB) no Congresso Nacional, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por desvios de verbas públicas na prefeitura de Pirambu, em Sergipe. Ela e seu grupo político representam mais o "bolsonarismo-raiz" e reivindicam os valores de identidade do grupo.
A candidatura de Yandra também representou um racha na base governista do atual prefeito, Edvaldo Nogueira, que tem Luiz Roberto (PDT) como seu escolhido para a sucessão. O candidato, ex-secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, também conta com o apoio do governador Fábio Miditieri.
Danielle Garcia, a Delegada Danielle, ingressou no MDB do senador Alessandro Vieira neste ano e também representa outra deserção na base do prefeito, que chegou a fazer um convite para que ela fosse vice de Luiz Roberto.
O PT apresentou Candisse Carvalho para disputa. Jornalista e ex-assessora especial do Ministério do Desenvolvimento Social, ela é casada com o senador petista Rogério Carvalho e tem como bandeira a implementação da tarifa zero no transporte público, além de propor a criação de uma rota para o turismo na cidade.