ELEIÇÕES 2024

Em Duque de Caxias, pesquisa AtlasIntel mostra Zito (PV) na liderança

Terceiro maior município do estado do Rio tem embate entre PT e Bolsonaro; confira os números e entenda o que está em jogo

Visão aérea do centro de Duque de Caxias (RJ)Créditos: Teteu-wiki/CC BY-SA 4.0
Escrito en BRASIL el

Pesquisa Atlasintel divulgada nesta quinta-feira (26) traz o ex-prefeito de Duque de Caxias (RJ) Zito (PV) na liderança pela disputa da prefeitura da terceira cidade mais populosa do Rio de Janeiro.

Ele tem 37.9% de intenções de voto, à frente do segundo colocado, o sobrinho do ex-prefeito da cidade Washington Reis (MDB), Netinho Reis (MDB), com 31,3%. O vereador Celso do Alba (União) aparece em terceiro lugar, com 18,3%, e o jornalista e militante do movimento negro Wesley Teixeira (PSB) tem 9,7%. Votos em branco e nulos somam 2,6% e não sabem, 0,2% dos entrevistados.

O instituto fez também três simulações de segundo turno. Zito vence Netinho Reis por 51% a 37% e também supera Celso do Alba por 48% a 32%. Celso do Alba tem 37% contra 32% de Netinho Reis em um eventual embate entre os dois, situação de empate técnico em função da margem de erro de três pontos para mais ou para menos.

Quando são avaliados os desempenhos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do governador Cláudio Castro (PL) e do prefeito Wilson Reis (MDB), Lula é o que se sai melhor. Ele tem 38% de aprovação, enquanto Reis tem 27% e Castro, 25%.

Embate entre PT e Bolsonaro em Duque de Caxias

Duque de Caxias é o segundo maior colégio eleitoral do estado do Rio de Janeiro, com 674.819 eleitores registrados para a eleição de 2024 e hoje é governada por Wilson Reis, tio do ex-prefeito e atual secretário dos Transportes e Mobilidade Urbana do estado, Washington Reis.

Em julho, Washington foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), a 2ª fase da Operação Venire, que investigou supostas fraudes nos cartões de vacinação da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022. Seu irmão, o deputado federal Gutemberg Reis (MDB), foi indiciado pela PF no caso dos cartões de vacinas e foi o único parlamentar a votar contra a cassação do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco.

Washignton e Gutember são tios do candidato Netinho Reis, que conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Do outro lado está Zito, ex-prefeito do município em três mandatos e que concorre hoje pelo PV, em federação com o PT e o PCdoB. Tem a petista Aline Rangel como vice.

Embora tenha passado por partidos como o PP, PSDB e PSB, Zito se lançou candidato em uma convenção que teve a presença de nomes célebres do PT no Rio, como os deputados federais Lindbergh Farias e Benedita da Silva, além do ex-secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República e ex-presidente da Alerj, André Ceciliano. 

O apoio a Zito faz parte da estratégia da legenda no estado de contar abrir mão de candidaturas próprias em contextos mais adversos e buscar prefeitos aliados para dar capilaridade à campanha de reeleição de Lula em 2026. Na eleição presidencial de 2020, Jair Bolsonaro teve 58,31% dos votos erm Duque de Caxias, contra 41,69% do atual presidente.