A empresa Nohall Engenharia e Comunicação Visual, de Amambai, no Mato Grosso do Sul, viralizou na imprensa e nas redes sociais nesta segunda-feira (12) por conta do anúncio de uma vaga de emprego que excluía candidatos indígenas abertamente.
“Oportunidade de emprego. 1 vaga para axiliar de auxiliar de serviços de comunicação visual. vaga pPara homem maior de idade, dispenso indigenas para essa vaga. Trabalho em altura. Empresa Nohall Engenharia e Comunicação Visual (SIC)”, diz o anúncio publicado no Twitter, com todos os seus erros de digitação e língua portuguesa na íntegra.
Te podría interesar
O anúncio para auxiliar de serviços de comunicação visual claramente exclui eventuais candidatos indígenas, o que, além de ser contra a lei, também é considerado como uma conduta racista pela opinião pública. Internautas passaram a compartilhar o anúncio e fazer comentários apontando a conduta criminosa da empresa anunciante. Na imprensa ainda foi apontado que a lei brasileira proíbe que qualquer empresa privada negue ou dificulte a obtenção de emprego a qualquer cidadão em virtude de raça, cor, etnia ou procedência nacional – e que a punição para tal ofensa pode ir de 2 a 5 anos de prisão.
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
Te podría interesar
A repercussão negativa também contou com declarações de reprovação do prefeito de Amambai, Edinaldo Bandeira (PSDB), e da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania do MS), que prometeu acionar o Ministério Público para apurar a ocorrência.
Mais tarde a empresa veio a público se desculpar e anunciar medidas que irá tomar para evitar que novos absurdos, como o registrado nesse início de semana, se repitam. “Esta empresa não compactua com racismo e pede sinceras desculpas a todo o povo indígena pelo equívoco cometido. Por diversas vezes a empresa já se utilizou das redes sociais para publicar vaga de emprego, porém em nenhuma outra vez utilizou descrições do tipo para seus anúncios”, diz trecho da nota da Nohall Engenharia e Comunicação Visual.