BOLSONARISMO

No Telegram, bolsonaristas celebram morte de Francisco: "capeta comunista" e "reptiliano"

Em grupo com mais de 39 mil participantes, bolsonaristas celebram a morte de Francisco

Em grupo de Telegram, bolsonaristas celebram a morte do Papa
Em grupo de Telegram, bolsonaristas celebram a morte do PapaCréditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

O grupo Selva e Aço, no Telegram, é conhecido por ser uma linha de transmissão de apoiadores de Bolsonaro com postagens conspiratórias e antissemitas. 

Neste sábado (21), diversos conteúdos foram compartilhados, incluindo mensagens pedindo orações para Bolsonaro e celebrações da morte de Papa Francisco.

"O reptiliano do Vaticano saiu de cena...", diz uma postagem. "O Papa Capeta Comunista Francisco morreu. (Isto é, está "confirmado" que ele estava morto há algum tempo.) Curiosamente, a notícia de sua morte foi anunciada um dia depois da visita do vice-presidente dos Estados Unidos ao Vaticano", diz outra.

Os emojis mostram reações positivas, com sorrisos, e comentários do tipo: "Oficialmente agora, o mundo acordou melhor".

Uma figura relembrada pelos bolsonaristas é a do arcebispo Carlo Maria Viganò, figura ultraconservadora do catolicismo que chegou a pedir um golpe contra Francisco.

Eles manifestam o desejo de que o religioso, excomungado da Igreja no ano passado, assuma o posto de Papa.

Viganò se tornou um ídolo dos mais radicais extremistas de direita após abraçar teorias da conspiração envolvendo Hillary Clinton e outras tramas do movimento QAnon.

No Jornal da Cidade Online, um dos mais famosos propagadores de fake news da extrema direita, uma carta de Viganò ao ex-presidente Donald Trump ganhou destaque no ano de 2020.

No texto, ele afirmava que Trump era o protagonista de uma luta entre os "filhos da luz" e os "filhos das trevas", uma típica narrativa de extremíssima direita adotada pelos conspiracionistas do bolsonarismo mais radical.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar