O Vaticano divulgou nesta segunda-feira (21) o testamento deixado por Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, com instruções aos fiéis acerca do seu pós-morte.
Na carta, Papa Francisco pede para que seus restos mortais sejam repousados na Basílica Papal de Santa Maria Maior. Além disso, deseja um funeral simples, sem ornamentos especiais, constando apenas o seu nome.
Te podría interesar
O documento foi redigido em 2022, três anos antes da morte do Bispo de Roma.
Leia o documento na íntegra:
Te podría interesar
Testamento de Papa Francisco
Miserando atque Eligendo
Em nome da Santíssima Trindade. Amém.
Ao pressentir a aproximação do crepúsculo da minha vida terrena, e com firme esperança na vida eterna, desejo expressar meus últimos desejos unicamente quanto ao local da minha sepultura.
Ao longo da minha vida, e durante o meu ministério como sacerdote e bispo, sempre me confiei à Mãe de Nosso Senhor, a Bem-Aventurada Virgem Maria. Por isso, peço que meus restos mortais repousem – aguardando o dia da Ressurreição – na Basílica Papal de Santa Maria Maior.
Desejo que minha última jornada terrena termine precisamente neste antigo santuário mariano, onde sempre pararia para rezar no início e no fim de cada Viagem Apostólica, confiando com confiança minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecendo por seu cuidado gentil e maternal.
Peço que meu túmulo seja preparado no nicho sepulcral na nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da Basílica, conforme mostrado na planta anexa.
O túmulo deverá ser enterrado; simples, sem ornamentação especial, contendo apenas a inscrição: Franciscus.
O custo da preparação do sepultamento será coberto por uma quantia fornecida por um benfeitor, que providenciei para ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior. Dei as instruções necessárias a esse respeito ao Cardeal Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário da Basílica da Libéria.
Que o Senhor conceda uma recompensa adequada a todos aqueles que me amaram e que continuam a rezar por mim. O sofrimento que marcou a parte final da minha vida, ofereço ao Senhor, pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.
Santa Marta, 29 de junho de 2022
FRANCISCO