O THE World University Ranking, lista produzida pela Times Higher Education (THE), classifica as melhores universidades do mundo de acordo com cinco principais indicadores: ensino, pesquisa, número de citações em artigos, fator de internacionalização e renda da indústria (que mede a transferência de conhecimento e o financiamento em pesquisa e inovação).
De acordo com a edição de 2024 da lista, realizada entre os dias 7 e 9 de outubro em Manchester, no Reino Unido, durante o THE World Summit, a Universidade de São Paulo (USP) voltou a integrar a 199ª posição no ranking após 11 anos (isto é, desde 2013).
Te podría interesar
O ranking avaliou 2.092 instituições de ensino em 115 países, e o primeiro lugar ficou com a Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Outras universidades brasileiras, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), figuraram no grupo das 351-400 melhores universidades; já a Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apareceram entre as posições 601-800.
Te podría interesar
No indicador de Ensino, a USP está entre as 100 primeiras instituições avaliadas; e, em Ambiente de Pesquisa, ocupa o 84° lugar, como nota o Jornal USP.
No critério de integração de conhecimentos com a Indústria, houve uma melhora de posições significativa em relação aos últimos rankings: a USP passou da 473ª para a 146ª posição.
Outros destaques
Em 2021, o ranking mundial QS da qualidade universitária, um estudo comparativo realizado anualmente pela Quacquarelli Symonds, posicionou a Universidade de São Paulo em 121° lugar entre as 1200 instituições líderes no mundo.
Em avaliações brasileiras, como o Ranking Universitário Folha e o Guia da Faculdade do Estadão, a universidade aparece em primeiro lugar, com a maior quantidade de cursos avaliados como excelentes.