RACISMO

Governador de SC diz que cidade se destaca "pela cor da pele das pessoas"

Jorginho Mello (PL) se referia a Pomerode, cidade com 80% da população branca; PGR foi acionada contra o governador para investigar racismo

Jorginho Mello, governador de Santa Catarina.Créditos: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), afirmou que a cidade de Pomerode, com mais de 80% da sua população composta por pessoas brancas, se destaca "pela cor da pele das pessoas". O governador fez a declaração durante a abertura da 40ª edição da Festa Pomerana, evento de tradição germânica, realizado nesta quarta-feira (15). 

“Pomerode se destaca pela beleza turística que tem, pelas casas enxaimel, pela cor da pele das pessoas, pela mistura, pelo que representa para todos nós”, disse o governador bolsonarista. “Todas as pessoas que vêm para cá, voltam. É sinal de que gostou, é sinal de que faz a diferença na vida das pessoas", acrescentou.

De acordo com dados do último Censo, de 2022, Pomerode, localizada no Vale do Itajaí, tem 80,3% da sua população composta por pessoas brancas e é conhecida como "a cidade mais alemã" do Brasil. 

A declaração de Jorginho Mello se tornou pública pelo vereador de Florianópolis Leonel Camasão (PSOL), que afirmou que seu mandato já encaminhou uma denúncia ao Procurador-Geral da República para que seja proposta ação penal contra o governador pela possível prática de racismo.

Ouça a gravação com a declaração do governador abaixo:

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar