Mohana, 28 anos, filha do ex-sargento da PM, Ronnie Lessa, assassino confesso da vereadora Marielle Franco (PSOL), estava entre os 100 ouvintes que acompanhavam na semana passada por videoconferência o depoimento dele ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Sua câmera, no entanto, ficou desligada durante todo o tempo. Ela revelou ao blog Segredos do Crime, do Globo,
Te podría interesar
“Ver a imagem dele me embrulha o estômago. É difícil olhar para ele, conversar. Olho e penso comigo mesma: ‘O que você fez, Lessa?’ Já pensei em mudar de nome por causa dele. Pelo menos o sobrenome. Pensei em tirá-lo da minha identidade. Mas ele é meu pai, e nunca deixará de ser. As coisas nunca serão como antes. Agora ele tem que assumir e pagar pelo que fez”, desabafou.
Ela conta que o pai sempre alegou ser inocente. Ela, por sua vez, acreditava nisso e o defendia:
Te podría interesar
“Ele sempre alegou inocência. Chegava a chorar comigo. Hoje entendo que ele fazia isso para se proteger. Eu estudei minuciosamente os processos dele, tentando ajudá-lo em sua defesa”, conta.
Largou tudo
Mohana é formada em educação física e chegou a morar nos Estados Unidos, mas teve que largar tudo e voltar para cuidar do irmão, que estava com 14 anos na época da prisão do pai. A seguir, em 2019, sua mãe, Elaine Lessa, e seu tio Bruno foram presos sob acusação de obstrução à Justiça. Ela mesma chegou a responder a um processo por contrabando de peças e acessórios de armas de fogo. Foi absolvida. Já a mãe e o tio foram condenados a quatro anos de prisão. A pena foi substituída por medidas socioeducativas e prestação de serviços à comunidade.
“Minha mãe tem muita mágoa do meu pai por tudo que passamos por causa dele. Passei cinco anos defendendo-o, até ele fazer a delação. Fiquei em choque. Eu me dediquei a ele. Engordei 50 quilos com isso tudo. Tenho doenças como TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) e tricotilomania (impulso de arrancar fios de cabelo e pelos do próprio corpo para alívio da tensão), que se agravaram muito. Hoje faço terapia, tomo quatro remédios controlados e fiz uma bariátrica”, encerrou.
Currículo recusado
Ela diz que o seu currículo é recusado em vários empregos assim que descobrem que ela é filha de Ronnie Lessa. Atualmente, Mohana ganha a vida fazendo correções ortográficas e estruturais em trabalhos de faculdade, além de traduções. O irmão montou um estúdio no quarto de casa, onde faz tatuagens, enquanto a mãe, apesar de ser nutricionista, passou a trabalhar como body piercing.
Apesar de tudo, ela revela que ainda visita o pai: “eu mesma continuo visitando o meu pai por ser filha dele. Não posso abandoná-lo. É meu pai. Estou levando as coisas para ele na cadeia. É diferente. Não consigo olhar para ele, nem o beijar mais. Ele era meu herói. Embora eu seja religiosa, perdoá-lo é complicado. É difícil perdoar”, encerrou.