ELEIÇÕES 2024

Confira o que é proibido e permitido no dia das eleições

Eleições municipais em todo o Brasil serão realizadas no dia 6 de outubro

Imagem Ilustrativa.Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

Dia 6 de outubro. Nesta data, mais de 155 milhões de eleitores têm um compromisso nas urnas para escolher os novos prefeitos e vereadores de 5.569 municípios.

Para que todo processo se desenvolva sem problemas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou algumas normas que precisam ser seguidas pelos eleitores.

De acordo com o TSE, do total de 155.912.680 pessoas aptas a votar, 81,8 milhões, o equivalente a 52% dos brasileiros, são mulheres. Os outros 74 milhões (48%) são homens. Também estão aptas a votar 41.537 pessoas com nome social.

Saiba o que pode e o que não pode no dia do pleito

O que pode

É permitida a manifestação de apoio a candidatos, desde que seja individual e silenciosa. Também está liberado o uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.

O que não pode

O TSE proíbe aglomeração de pessoas usando vestimentas ou portando instrumentos de propaganda que identifiquem partido, coligação ou federação, conforme vedado pela legislação eleitoral.

São proibidas, também, manifestações barulhentas ou coletivas, abordagem, aliciamento, utilização de métodos de persuasão ou convencimento de eleitores, além da distribuição de camisetas.

Além disso, não é permitido, para servidores da Justiça Eleitoral, durante seções eleitorais e juntas apuradoras, usar ou portar qualquer objeto que contenha propaganda de candidato, partido, coligação ou federação.

O que é considerado crime no dia da eleição

Utilização de alto-falantes e amplificadores de som; realização de comício ou carreata; persuasão do eleitorado; propaganda de boca de urna; divulgação de propaganda de partido ou candidato; publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento, podendo ser mantidos em funcionamento aplicativos e conteúdos que já tenham sido publicados anteriormente.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.