A Miss São Paulo 2024, Milla Vieira, tem sido alvo de ataques racistas nas redes sociais desde a sua coroação. Os ataques se intensificaram após sua vitória. Em resposta, o Miss Universe Brasil e o Miss Universe São Paulo emitiram uma nota condenando os atos racistas.
“Chocados com tamanhas atrocidades nas redes sociais e sentimos demais por tudo o que nossa Miss vem passando desde que foi eleita. Desde mensagens colocando em cheque sua inquestionável beleza, até memes com a intenção de prejudicar sua imagem. Reiteramos a nota acima e salientamos que a decisão dos jurados (mais de 20 jurados) foi respeitada e a Milla eleita por mérito e excelência de suas competências e por sua beleza. Milla tomará medidas legais com nosso apoio e esperamos que todos que deferiram mensagens depreciativas conotando racismo paguem por isso”, afirma o texto publicado oficialmente pelas organizações.
Te podría interesar
“Em um momento que deveria ser de celebração e orgulho, Milla está sendo alvo de comentários racistas e ataques injustificados, evidenciando que nossa sociedade ainda está longe de alcançar a verdadeira igualdade”
Após a publicação das notas, Milla também se pronunciou:
Te podría interesar
"Por que tanto incômodo? Por que tanto ódio? Internet não é terra sem leis, e os responsáveis serão, sim, penalizados. Aqui a 'cultura do hate' não se perpetuará. Obrigada a todos que estão me apoiando". Entre os inúmeros exemplos de discursos de ódio nas redes, destacam-se frases como: "Concurso de beleza e a única coisa que não levaram em consideração foi beleza" e "Miss-ericórdia".
Quem é Milla Vieira
Milla é a quinta mulher negra a ser Miss São Paulo (Universo), que realiza a sua 68ª edição este ano. Antes dela, a coroa foi usada por Joyce Aguiar (2001), Sílvia Novais (2009), Sabrina Paiva (2016) e Karen Porfírio (2017).
Fluente em inglês e espanhol, ela é a mais nova de quatro irmãos e começou a trabalhar aos 11 anos, ajudando na barraca de doces e cocadas montadas pela família em festas populares.
Milla, nascida da capital paulista, deu início à sua trajetória nos concursos de miss em 2014, quando foi escolhida para representar o Brasil no Miss Supranational na Polônia, momento que impulsionou sua carreira como modelo internacional, levando-a a residir em países como Itália, Uruguai, México, Estados Unidos, Espanha e África do Sul.
De 33 anos, Milla Vieira está entre as candidatas ao título Miss Universe, que terá sua final em 19 de setembro em São Paulo, palco da competição internacional.