O estudante Anderson de Souza Medeiros, universitário de 30 anos, encontrado morto no último fim de semana em uma moradia estudantil da Universidade Federal de Viçosa (UFV), era tímido, estudioso e alegre.
Segundo sua amiga Jéssica Leite, ele era uma “ótima pessoa”:
Te podría interesar
"Ele era meu padrinho de casamento. Uma ótima pessoa, estudioso e alegre", disse ela ao g1. “Pessoa um pouco tímida. Era alegre e gostava de conversar. Sempre lembrava de mim”, disse ainda.
Relembre o caso
O corpo de Anderson foi encontrado na cama de seu alojamento em avançado estado de decomposição. Vigilantes da UFV localizaram o corpo após alunos que eram vizinhos dele notarem a ausência do rapaz.
Te podría interesar
Segundo a perícia realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais, o quarto onde o estudante estava havia sido trancado por dentro e as janelas haviam sido vedadas. Além disso, não havia sinais de violência aparente no corpo de Anderson.
Anderson entrou na universidade em 2014. Ele era aluno do curso de licenciatura em matemática. Nascido em Belo Horizonte, ele foi enterrado em Ervália, município da Zona da Mata mineira.
A UFV lamentou profundamente em nota o ocorrido e disse que presta todo o suporte e acolhimento à família do estudante. O Diretório Central dos Estudantes, por sua vez, também emitiu um pronunciamento de pesar sobre o ocorrido.
Busque ajuda
A Fórum tem a política de ser transparente com seus leitores, publicando casos de suicídio e fazendo alerta sobre a necessidade de se buscar ajuda em casos que possam levar a pessoa a tirar a própria vida.
De 2010 a 2019 no Brasil, foram registradas 112.230 mortes por suicídio. Durante esse período, houve um aumento de 43% no número de vítimas por ano, passando de 9.454 em 2010 para 13.523 em 2019, conforme apontam os dados disponíveis no Ministério da Saúde.
Os principais sintomas que indicam um quadro depressivo, segundo o Ministério da Saúde, incluem:
- Redução do interesse sexual;
- Insônia ou sonolência: a insônia geralmente é intermediária ou terminal;
- Humor depressivo: sentimentos de tristeza, desvalorização pessoal e culpa;
- Retardo motor: falta de energia, preguiça ou cansaço excessivo, lentidão do pensamento, dificuldade de concentração, queixas de falta de memória, vontade e iniciativa;
- Dores e sintomas físicos difusos: mal-estar, cansaço, queixas digestivas, dor no peito, taquicardia e sudorese;
- Apetite: geralmente reduzido, mas em algumas formas de depressão pode haver aumento do apetite, com maior interesse por carboidratos e doces;
Principais canais de apoio
Em casos de ajuda ou informações, há meios acessíveis que fornecem apoio emocional e preventivo ao suicídio. Confira abaixo:
- Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188 (ligação gratuita).
- CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde);
- UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro;
- Hospitais.