O estudante de Biomedicina, Fernando Gomes, que revelou que viveu um relacionamento com o padre Samuel Detomi, da região de Itumirim, em Minas Gerais, acionou a Justiça e pediu o reconhecimento de união estável e o pagamento de pensão alimentícia.
De acordo com informações reveladas pelo "Domingo Espetacular", na Record, os advogados de Fernando Gomes afirmam que ele e o padre Samuel Detomi viveram um relacionamento amoroso entre janeiro de 2023 e março deste ano. Além disso, também afirmam que na maior parte do tempo viveram na mesma casa, no município de Lavras.
Te podría interesar
Dessa maneira, a defesa do estudante requer que o padre pague pensão alimentícia para Fernando até que ele tenha condições de se sustentar, pois, neste momento, ele se encontra desempregado. O valor pedido é de um salário mínimo. Os advogados também pedem que uma pensão alimentícia também seja paga enquanto o processo estiver em tramitação.
A defesa do padre Samuel declarou que não iria comentar detalhes do caso, mas confirmou que ele segue afastado da paróquia e que "eventuais medidas cíveis ou criminais, acerca de fatos veiculados em rede social, serão adotadas perante a Polícia e o Poder Judiciário".
Relembre a história
A Igreja Católica de Minas Gerais está abalada com a revelação de um escândalo. O estudante Fernando Leão usou as redes sociais para revelar que vivenciou um relacionamento abusivo com o Padre Samuel Carvalho Detomi, da Paróquia de São Sebastião do Macuco de Minas, distrito de Itumirim.
Segundo o relato de Fernando Leão, que é estudante de biomedicina, ele viveu uma relação abusiva com o padre, que, segundo ele, o obrigou a participar de orgias realizadas dentro da igreja.
"Para quem não sabe, eu vivi um relacionamento abusivo, narcisista, agressivo, que me submeteu a fazer coisas fora do meu patamar. (Me envolvi com um Padre), onde me fez passar por humilhações, ofensas e agressão psicológica, além disso eu tinha que acertar os desejos obscuros por orgias, surubas, sem o meu consentimento. Dentro da Igreja, dentro da casa paroquial. Tudo contra o direito de diáconos, contra a Igreja Católica. Enganando fiéis", disparou Fernando Leão em suas redes.
Em seu perfil no Instagram, Fernando Leão publicou a denúncia que encaminhou à Diocese de São João Del Rei, em Minas Gerais. Na imagem, o estudante afirma que possui uma série de provas contra o padre.
"Comunico e ao mesmo tempo denuncio as ações e atos do Padre Samuel Carvalho Detomi, atos e ações que vão contra a lei da Igreja Católica. Além disso, informo aos seus superiores que eu sou ex-companheiro amoroso do pároco. Tenho provas o suficiente para comprovar meu vínculo com ele, estou disposto a expor a minha história e levar a público. Diante de adversos desacordos, ofensas e humilhações. Além disso, tenho provas de tudo: fotos, vídeos, além de conversas obscuras. Irei encaminhar tudo ao tribunal eclesiástico para que sejam tomadas as devidas providências", revela Leão em documento postado em suas redes.
A denúncia de Fernando Leão chegou ao alto escalão da Igreja Católica de Minas Gerais. O Bispo de São João Del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, emitiu um comunicado onde afirma que o padre Samuel foi afastado para que sejam realizadas as devidas investigações sobre a denúncia.
"Decreto o afastamento do exercício do Ministério Sacerdotal Ad Cautelam, do Revmo. Pe. Samuel Carvalho Detomi [...] Porquanto o referido clérigo está destituído de seu ofício de Pároco da Paróquia de São Sebastião, no Distrito de Macuco de Minas, na Cidade de Itumirim-MG [...] Em vista das providências cabíveis a serem tomadas no âmbito do Direito Canônico, esse decreto é por tempo indeterminado ou enquanto não mandarmos o contrário", diz o documento emitido pelo Bispo Dom José Eudes Campos do Nascimento.
A história ganhou ampla repercussão e o perfil Dan Pimpão, no X, trouxe fotos e vídeo de Leão e o padre.