Moradores de várias regiões da cidade de São Paulo contaram nas redes sociais na noite desta quinta-feira (18), terem sentido a terra tremer. O tremor foi confirmado em nota pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. Segundo o órgão "foram registrados leves tremores em diferentes regiões da capital paulista".
A Defesa Civil informou, com base em dados do Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo), que o fenômeno teve relação com o terremoto ocorrido no norte do Chile e na Argentina.
Te podría interesar
“Os especialistas destacam ainda que os tremores sentidos na cidade de São Paulo são de baixa intensidade e apresentam mínimos riscos de danos. Até o momento, não há registro de vítimas ou ocorrências relacionadas ao evento. A Defesa Civil do Estado continua monitorando a situação”, afirma a Defesa Civil.
Vários internautas descreveram o tremor em suas redes sociais, entre eles a jornalista Carla Vilhena:
Te podría interesar
"Terremoto em São Paulo! Vários bairros!", afirmou ela. “Meu prédio está balançando aqui em São Paulo”, disse ainda.
Em um prédio no bairro da Mooca, moradores apavorados deixaram seus apartamentos e foram para as ruas.
Outro morador conseguiu filmar objetos em seu apartamento se movendo. Veja abaixo:
O Chile no mesmo momento
O Chile registrou, no mesmo momento que em São Paulo, um tremor muito maior, de magnitude 7,3 na escala Richter.
O epicentro do tremor foi registrado pelo Serviço Geológico de Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) a cerca de 19 km de distância de San Pedro do Atacama, na região do Antofagasta, a 132 km de profundidade. O evento ocorreu às 21h50 (22h50, horário de Brasília).
O presidente chileno Gabriel Boric usou as redes sociais para dizer que entrou em contato com autoridades locais e que, até o momento, não há informações sobre vítimas.
Veja abaixo mensagens de moradores que sentiram o tremor: