OPERAÇÃO PALMARES

PF prende suspeitos do assassinato de Binho do Quilombo, filho de Mãe Bernadete

Seis anos antes do assassinato de Bernadete Pacífico, líder quilombola Flávio Gabriel Pacífico dos Santos foi morto a tiros dentro de um carro

Líder quilombola assassinado em 2017 era filho de Mãe Bernadete, que foi morta seis anos depois.Créditos: Reprodução/Redes Sociais//Reprodução/Conaq
Por
Escrito en BRASIL el

A Polícia Federal deflagrou a Operação Palmares nesta quarta-feira (17/7) e manhã de quinta-feira (18/7), com o objetivo de investigar o assassinato de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, mais conhecido como Binho do Quilombo. Flávio era um dos representantes da Comunidade Quilombola de Pitanga dos Palmares, localizada em Simões Filho/BA, e sua morte era causa desconhecida desde setembro de 2017.

Juntamente com sua mãe, Maria Bernadete Pacífico Moreira, Binho do Quilombo foi uma figura central na luta pela preservação e reconhecimento dos direitos da comunidade quilombola. Tragicamente, Maria Bernadete também foi vítima de homicídio em agosto de 2023, aumentando a complexidade e a gravidade das investigações conduzidas pela PF.

A operação faz parte das investigações sobre o crime, onde os suspeitos teriam utilizado um veículo registrado em nome de terceiros, adquirido através de documentos falsificados. Segundo apurado pela Polícia Federal, o veículo em questão foi utilizado durante a prática do crime, apresentando indícios de ser adquirido de forma ilícita. 

Além disso, o número de celular associado a um dos investigados também estava registrado em nome da mesma pessoa que constava nos documentos do veículo. Conforme apurado pela Polícia Federal, essas circunstâncias inicialmente dificultaram o curso das investigações. O verdadeiro proprietário do telefone foi identificado, e sua prisão foi ordenada pelo judiciário.

Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo, tinha 37 anos quando foi brutalmente assassinado no distrito de Pitanga de Palmares, em Simões Filho/BA. O crime ocorreu nas proximidades da Escola Municipal Nova Esperança, onde Binho estava dentro de um veículo, quando foi surpreendido por homens armados que chegaram em outro carro.