INVESTIGAÇÕES

Mãe Bernadete: três suspeitos do assassinato são presos na Bahia

Secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, fez anúncio das prisões mas não revelou motivação do crime nem o nome dos suspeitos detidos

Créditos: Arte sobre foto de Wallison Braga/Conac - Polícia baiana prende três suspeitos de envolvimento na morte de Mãe Bernardete
Escrito en BRASIL el

A Polícia Civil da Bahia prendeu três homens por suposta participação na morte da líder quilombola e ialorixá Mãe Bernadete, de 72 anos. O homicídio ocorreu na noite de 17 de agosto, no Quilombo Pitanga dos Palmares, no município de Simões Filho, região metropolitana de Salvador (BA). Mãe Bernadete também era gestora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq).

O anúncio das prisões foi feito pelo secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, nesta segunda-feira (4), em uma coletiva de imprensa na sede do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil (DHPP), em Salvador.

Werner destacou que a Polícia Civil da Bahia ainda não pode revelar a motivação do crime.

Se falarmos agora sobre a motivação, seja ela A, B ou C, isso pode e vai prejudicar, infelizmente, as investigações. O processo está sob sigilo. Então, estamos reportando de maneira genérica para não violar esse sigilo.

O secretário disse ainda que a polícia confrontará as provas coletadas na investigação. "Portanto, é precipitado falar sobre a motivação", declarou, sobre a suposta motivação do assassinato alegada por um dos suspeitos detidos.

A delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, destacou a necessidade de apurar a versão dada pelo detido que confessou o homicídio. "Ele apresentou um motivo, mas precisamos verificar se isso é verdade. Qualquer informação fornecida agora pode não ser verdadeira", justificou a delegada-geral.

Presos

As investigações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia apontam que os envolvidos podem ser membros de um grupo criminoso responsável por tráfico de drogas e homicídios na região de Simões Filho.

De acordo com as investigações policiais, os três detidos tiveram diferentes graus de envolvimento no crime contra Mãe Bernadete. As identidades dos suspeitos de envolvimento no assassinato não foram divulgadas para não comprometer as investigações policiais. Um quarto suspeito identificado está sendo procurado pelas autoridades de segurança pública, e as equipes de investigação estão tentando identificar outras pessoas diretamente envolvidas no caso.

Segundo Werner, um dos suspeitos detidos foi preso na cidade de Araçás, a 105 km de Salvador, na sexta-feira (1º). Ele confessou ser o autor do homicídio. O suspeito já possui histórico criminal.

O segundo suspeito, detido em 25 de agosto, foi encontrado com os celulares da vítima e de seus familiares, roubados no dia do crime. Já o terceiro detido, um mecânico, estava com duas armas de fogo compatíveis com os projéteis encontrados no local do crime, de acordo com a SSP. O mecânico que estava com as armas foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

Esses dois últimos suspeitos de envolvimento no crime foram presos na zona rural de Simões Filho, na mesma região onde fica o Quilombo Pitanga dos Palmares. Os dois não tinham antecedentes criminais.

Ações

A delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, fez um balanço das investigações até o momento.

Já realizamos 64 depoimentos, apreendemos 21 aparelhos de telefone, foram solicitadas 19 medidas cautelares. Conseguimos avançar consideravelmente em uma colaboração com todos os departamentos da Polícia Civil e, principalmente, uma parceria com o poder judiciário e o Ministério Público, por meio do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco).

A delegada também destacou a colaboração com outras instituições para esclarecer o caso.

Através da Coordenação de Conflitos Fundiários, estaremos ouvindo todos os envolvidos para verificar se há alguma questão relacionada ao conflito fundiário. Também estamos analisando todo o tráfico de drogas na região, para ver se há alguma influência específica da criminalidade, por meio do nosso Departamento de Narcóticos, que inclusive realizou uma operação nesta manhã naquela área. Portanto, estamos explorando todas as possíveis linhas de investigação, pois nosso objetivo é esgotar todas as possibilidades e esclarecer esse crime, a dinâmica e a motivação.

Repercussão

O filho de Mãe Bernadete, Jurandir Wellington Pacífico, informou à Agência Brasil que soube das prisões pela internet. Ele confirmou que a família fará uma declaração à imprensa no final da tarde desta segunda-feira (4), no Fórum Ruy Barbosa, do Tribunal de Justiça da Bahia.

Com informações da Agência Brasil

Temas