ARBITRARIEDADE

VÍDEO: Ocupação de desabrigados pelas enchentes sofre tentativa de despejo em Porto Alegre

Prédio abandonado há 12 anos foi ocupado por famílias que perderam suas casas nas inundações que atingem a cidade

Tentativa de desocupação em Porto Alegre.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en BRASIL el

Cerca de 100 pessoas desabrigadas que ocupam um prédio abandonado na região central de Porto Alegre (RS) foram alvo de uma tentativa de ação de despejo na manhã desta segunda-feira (3). 

As famílias que ocupam o antigo Hotel Arvoredo criaram a ocupação "Desabrigados pelas Enchentes" após perderem suas casas devido às inundações do Rio Grande do Sul, Porém, nesta segunda, foram surpreendidas com uma oficial da justiça, junto com o advogado do empresário responsável pelo prédio abandonado e a Polícia Civil, que exigiam a expulsão das famílias.

O caso foi divulgado pelo deputado estadual Matheus Gomes (PSOL-RS), que intermediou a situação e conseguiu que as famílias permanecessem no local. De acordo com o parlamentar, o prédio, localizado na Rua Fernando Machado, está abandonado há 12 anos, sem cumprir sua função social.

Ainda segundo Gomes, a oficial de justiça "desrespeitou totalmente os procedimentos legais", negando qualquer tentativa de mediação sem o uso da força policial. Porém, após diálogo com os organizadores, a Defensoria Pública e a brigada militar, as famílias permaneceram no local e uma reunião foi marcada para quarta-feira (5), 14h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. 

O deputado também defendeu a ocupação, e afirmou que quem deve assumir a responsabilidade de dialogar com essas pessoas são os governos. "Quem está aqui só acelerou uma opção que eu acho correta nessa crise: usar prédios abandonados para servir de moradia a quem perdeu tudo", disse.

Ele ainda acrescentou que realizou uma vistoria no prédio junto ao Conselho Tutelar e que, apesar da necessidade de laudos técnicos para avaliar a condição do prédio, o parlamentar afirma que as famílias da ocupação vivem em "condições infinitamente superiores" a quem está nas Pousadas Garoa, uma política que considera "desastrosa" de moradia temporária criada pela prefeitura de Porto Alegre.

Por fim, Gomes convocou outros parlamentares a apoiar a ideia de usar prédios abandonados para mininizar o sofrimento dos atingidos pelas enchentes.