Cerca de 100 pessoas desabrigadas que ocupam um prédio abandonado na região central de Porto Alegre (RS) foram alvo de uma tentativa de ação de despejo na manhã desta segunda-feira (3).
As famílias que ocupam o antigo Hotel Arvoredo criaram a ocupação "Desabrigados pelas Enchentes" após perderem suas casas devido às inundações do Rio Grande do Sul, Porém, nesta segunda, foram surpreendidas com uma oficial da justiça, junto com o advogado do empresário responsável pelo prédio abandonado e a Polícia Civil, que exigiam a expulsão das famílias.
Te podría interesar
O caso foi divulgado pelo deputado estadual Matheus Gomes (PSOL-RS), que intermediou a situação e conseguiu que as famílias permanecessem no local. De acordo com o parlamentar, o prédio, localizado na Rua Fernando Machado, está abandonado há 12 anos, sem cumprir sua função social.
Ainda segundo Gomes, a oficial de justiça "desrespeitou totalmente os procedimentos legais", negando qualquer tentativa de mediação sem o uso da força policial. Porém, após diálogo com os organizadores, a Defensoria Pública e a brigada militar, as famílias permaneceram no local e uma reunião foi marcada para quarta-feira (5), 14h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Te podría interesar
O deputado também defendeu a ocupação, e afirmou que quem deve assumir a responsabilidade de dialogar com essas pessoas são os governos. "Quem está aqui só acelerou uma opção que eu acho correta nessa crise: usar prédios abandonados para servir de moradia a quem perdeu tudo", disse.
Ele ainda acrescentou que realizou uma vistoria no prédio junto ao Conselho Tutelar e que, apesar da necessidade de laudos técnicos para avaliar a condição do prédio, o parlamentar afirma que as famílias da ocupação vivem em "condições infinitamente superiores" a quem está nas Pousadas Garoa, uma política que considera "desastrosa" de moradia temporária criada pela prefeitura de Porto Alegre.
Por fim, Gomes convocou outros parlamentares a apoiar a ideia de usar prédios abandonados para mininizar o sofrimento dos atingidos pelas enchentes.