“Não há planos para fechar os restaurantes ou deixar o país”, afirmou a Bloomin’Brands, proprietária da marca Outback, em um comunicado recente. Este anúncio veio em resposta ao alvoroço causado entre os consumidores pela notícia de uma possível venda do Outback. Os boatos começaram a circular no início do mês, após um anúncio feito pela companhia norte-americana.
“A Companhia também anunciou que está explorando e avaliando alternativas estratégicas para as operações da Companhia no Brasil que tenham o potencial de maximizar valor para nossos acionistas, incluindo, mas não se limitando, a uma possível venda das operações”, diz um excerto do documento da Bloomin’Brands intitulado “Revendo Alternativas Estratégicas para Operações no Brasil”.
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Segundo o documento, a Bloomin’Brands experimentou uma queda na receita no primeiro trimestre do ano em parte devido ao fato de que no ano anterior se beneficiou de isenções fiscais no Brasil, entre outros fatores. “A venda das operações no Brasil pode ser considerada uma medida para reequilibrar finanças, reorientar investimentos e concentrar esforços em outros mercados", afirmou o consultor de varejo e consumo Alexandre Machado, ao UOL.
A empresa está avaliando o mercado. Em última análise, a divulgação de uma possível venda pode ser uma tática estratégica da empresa: “Essa especulação pode ser uma maneira de avaliar o interesse do mercado e a atração pela marca”, completou ele.
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Quando questionada, a Bloomin’Brands confirmou que o Outback não está à venda e que não há planos para fechar os restaurantes, mas sim para a venda. A empresa, que também é proprietária das marcas Aussie e Abraccio no Brasil, divulgou a seguinte declaração: “Com mais de 25 anos de sucesso em território brasileiro, a Bloomin' Brands esclarece que o Outback Steakhouse não está saindo do Brasil. Os restaurantes da marca não serão fechados. A companhia reitera o compromisso de manter os restaurantes em pleno funcionamento para continuar proporcionando de forma consistente uma experiência excepcional aos clientes.”
"Outback Steakhouse permanece firmemente enraizado em solo brasileiro. Nossos restaurantes permanecem abertos e acreditamos firmemente que continuarão a prosperar”, declarou Pierre Berenstein, vice-presidente executivo de estratégia global de clientes e Brasil da Bloomin’Brands, ao se posicionar sobre o assunto.
Ele também destacou o crescimento da empresa: “No primeiro trimestre de 2024, em 29 de fevereiro, reportamos 177 restaurantes próprios em operação no Brasil (sendo 159 Outbacks, 16 Abbraccios e 2 Aussies). E temos planos de continuar expandindo. Até o final de 2024 devemos inaugurar ao menos 20 novos restaurantes".