Diante da alta procura, apesar de algumas críticas de opositores ao governo federal, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, nesta segunda-feira (15), que o novo mapa-múndi oficial, que traz o Brasil no centro do planisfério, será colocado à venda em seu site oficial.
O mapa-múndi havia sido lançado em evento na Casa G20, no Rio de Janeiro, na última semana. "Devido ao grande sucesso desse lançamento, o IBGE vem recebendo pedidos e consultas sobre a disponibilidade do mapa. Para atender a essa demanda, o IBGE decidiu comercializar o mapa-múndi por meio de sua loja virtual", diz o instituto.
Te podría interesar
A princípio, o mapa será vendido no formato A3 (42,0 x 29,7cm), pelo valor de R$ 10,00, na loja virtual do IBGE, a partir desta terça-feira (16). Posteriormente, o instituto pretende vender a cartografia em outros tamanhos ampliados, como A0 (118,9 x 84,1cm) e A1 (84,1 x 59,4cm).
Te podría interesar
O novo mapa-múndi: Brasil no centro
Marcio Pochmann, o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), usou as redes sociais na noite desta quinta-feira (11) para anunciar que entregou ao presidente Lula o novo mapa-múndi oficial brasileiro. Diferente do antigo, que destacava o Norte Global, o novo mapa coloca o próprio Brasil ao centro.
Produzido pelo IBGE e lançado pelo governo Lula, o novo mapa-múndi, segundo Pochmann, é como um símbolo nacional, a exemplo da Bandeira, do Hino, das Armas e do Selo. Protegidos por lei, o uso dos símbolos nacionais deve respeitar padrões de impressão e apresentação por respeito à identidade pátria. Também devem constar, obrigatoriamente, em todos os prédios públicos e militares do país.
Pochmann explica na sua publicação que além dos símbolos nacionais mais tradicionais, outros elementos, como os mapas, também devem ser obrigatórios. “Representam a própria face da Nação”, escreveu.
“O mapa-múndi, elaborado pelo IBGE, tem a marcação dos países que compõem o G20 e dos que possuem representação diplomática brasileira, além de algumas informações básicas sobre o Brasil, como população e área, entre outros dados”, explicou Pochmann.
O lançamento oficial ocorreu na última terça-feira (9), na Casa do G20, no Rio de Janeiro, com o lançamento da 9ª Edição do Atlas Geográfico Escolar. O volume possui versões impressa e digital.
“Como um símbolo da imagem de um país, cabe ao IBGE apresentar às autoridades que representam o Brasil esse novo mapa, essa nova publicação. Inclusive, pois é um dever do IBGE destacar a importância desta publicação na formação do povo brasileiro. E como o Brasil é visto no mundo”, disse o presidente do IBGE sobre a razão da entrega do mapa a Lula.
"Logo após a 'descoberta' pelos europeu do continente americano, o primeiro mapa-múndi foi apresentado pelo italiano Alberto Cantino, em 1502. De lá para cá, a centralidade dos países do Norte Global nas projeções cartográficas, expressão do projeto eurocentrista de modernidade Ocidental. A emergência do Sul Global acompanha o reposicionamento do Brasil no mapa-mundi", declarou ainda Marcio Pochmann.