DESINFORMAÇÃO

Quase 90% dos brasileiros já acreditaram em fake news

Levantamento do Instituto Locomotiva mostra o tamanho da desinformação no país; grande parte dos conteúdos era relacionado à política

Pesquisa mostra o tamanho da desinformação no país.Créditos: Pillar Pedreira/Agência Senado
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Oito em cada dez brasileiros já acreditaram em conteúdos falsos, de acordo com um levantamento do Instituto Locomotiva, divulgado nesta segunda-feira (1°). Apesar disso, 62% afirmam que confiam na própria capacidade para diferenciar informações falsas e verdadeiras.

Grande parte dos conteúdos em que os brasileiros caíram em fake news dizia respeito a política, como: propostas em campanhas eleitorais (63%), políticas públicas (62%) e escândalos envolvendo políticos (62%). Além disso, 57% acreditaram em conteúdos falsos sobre economia e 51% sobre segurança pública e sistema penitenciário. O maior índice, no entanto, foi sobre venda de produtos (64%).

Ao todo, foram ouvidas 1.032 pessoas com 18 anos de idade ou mais entre os dias 15 e 20 de fevereiro. O levantamento foi obtido com exclusividade pela Agência Brasil.

Quem distribui as notícias falsas

Para 65% dos entrevistados, as notícias falsas são divulgadas, principalmente, por robôs e inteligência artificial. Já 90% reconhecem que há grupos e pessoas pagas para produção e disseminação dos conteúdos falsos. 

Quais os maiores risco da desinformação

A eleição de maus políticos está como o principal risco da desinformação para a maior parte do grupo (26%). Em seguida, está o perigo de atingir a reputação de alguém (22%). Para 16%, o maior problema está em causar medo na população em relação à própria segurança. Já 12% acreditam que o maior risco está na capacidade de prejudicar os cuidados com a saúde.

Como se sentem as pessoas que caem em fake news

O sentimento de ingenuidade é o mais apresentado pelos entrevistados (35). Já 31% dizem sentir raiva e 22%, vergonha

Para Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, em entrevista à Agência Brasil, as medidas educativas são a principal forma de combate à disseminação de fake news. “Para enfrentar essa questão, há um desafio para as instituições públicas de formular estratégias que incluam a promoção da educação midiática e a verificação rigorosa das fontes de informação, para fortalecer a comunicação do país e garantir que a população receba informações precisas e confiáveis”, afirma.