O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. O período de maior risco começa nesta quinta-feira (21) e segue até o domingo (24). A partir da sexta-feira (22), as temperaturas vão despencar nas duas regiões e também em parte do Centro-Oeste.
O Rio Grande do Sul é a primeira área a ser afetada pelos temporais. A região está sob alerta de tempestade desde o início da madrugada de quinta-feira até às 9h. As regiões mais vulneráveis do estado abrangem a serra gaúcha e catarinense, parte do Paraná, Vale do Itajaí e a grande Florianópolis.
Te podría interesar
Em ambas as áreas, são esperadas precipitações intensas, com índices superiores a 60 mm/h ou mais de 100 mm/dia, acompanhadas de ventos que podem ultrapassar os 100 km/h e possibilidade de granizo. Risco de danos em construções, interrupção no fornecimento de energia elétrica, prejuízos nas plantações, quedas de árvores, inundações e impactos significativos no transporte rodoviário foram advertidos pelo Inmet.
Já Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo se preparam para um temporal de longa duração. A previsão é de chuvas intensas a partir da madrugada desta sexta (22) até às 10h da manhã do domingo (24). “Grande risco de danos em edificações, cortes de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas”, comunica o Inmet. A partir de amanhã, todas essas áreas podem registrar chuvas com índices superiores a 60 milímetros em uma hora ou excedendo os 100 milímetros em um único dia, acompanhadas por ventos que podem ultrapassar os 100 km/h.
Te podría interesar
Os locais de risco incluem a Zona da Mata, regiões central e sul do Espírito Santo, sul/sudoeste e oeste de Minas Gerais, região metropolitana de Belo Horizonte, Campo das Vertentes, Vale do Paraíba Paulista, região metropolitana de São Paulo, macrometropolitana Paulista e Vale do Rio Doce.
A região Centro-Oeste está sob alerta laranja: há previsão de chuvas de até 100 milímetros em 24 horas, acompanhadas por ventos intensos de até 100 km/h e a possibilidade de queda de granizo nas áreas sudoeste, centro-norte e leste de Mato Grosso do Sul, assim como no Pantanal. Durante o dia, é possível que ocorram pancadas de chuva em grande parte do Amazonas, Pará, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.