PREVISÃO

Rio de Janeiro segue sob alerta de novos temporais, segundo Inmet

Chuvas fortes do fim de semana deixaram pelo menos 11 mortos na Região Metropolitana; busca por desaparecidos continua

Alagamentos na Zona Norte do Rio de Janeiro.Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

Até às 10h da manhã desta segunda-feira (15), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deixou o estado do Rio de Janeiro em alerta para perigo potencial de novos temporais. O aviso surge em resposta às intensas chuvas que afetaram a região neste fim de semana. No último domingo (14), foram confirmados pelo menos 11 óbitos na capital e na Baixada Fluminense e na capital, resultantes de afogamentos, descargas elétricas ou desabamentos. 

Ainda há duas pessoas desaparecidas. De acordo com o órgão, a taxa de precipitação pode alcançar de 20 a 30 mm/h ou até mesmo 50 mm/dia, aumentando a possibilidade de alagamentos e propiciando "pequenos deslizamentos" em regiões vulneráveis. As áreas sob alerta do Inmet abrange tanto a região metropolitana quanto a Baixada Fluminense.

Previsão de temporais no Rio de Janeiro entre os dias 11 e 16 de janeiro de 2023. Créditos: Reprodução/Inmet

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou que vai dar todo o apoio necessário para a cidade do Rio de Janeiro. “Não faltarão recursos federais para atendimento à cidade do Rio de Janeiro. Essa é uma determinação do presidente Lula para qualquer caso de desastre em nosso País”, afirmou o ministro Waldez Góes

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), oficializou a declaração de estado de emergência na cidade, que se encontra no estágio 4 de alerta para riscos meteorológicos - o penúltimo grau em uma escala que vai de 0 a 5. Três regiões onde ocorreram as mortes seguem em estágio de alerta, são elas: Nova Iguaçu, São João do Meriti e Belford Roxo.

Já na comunidade do Acari, na Zona Norte, cerca de 30 mil moradores da comunidade de Acari foram prejudicados e tiveram suas casas destruídas pelas fortes chuvas, segundo informações do jornal Voz das Comunidades.