CHUVAS INTENSAS

Chuvas no Rio causam alagamentos e transtornos; duas pessoas estão desaparecidas

Vídeos divulgados nas redes mostram o transtorno causados pelos alagamentos na capital fluminense. Prefeitura cancelou concurso e ensaios das escolas de samba. Jet sky é usado em avenida.

Vídeos mostram Jet sky e mulher com água próximo ao pescoço em alagamentos no Rio.Créditos: Reprodução/ Rede X
Escrito en BRASIL el

As fortes chuvas que caíram sobe o Rio de Janeiro e região metropolitana entre a noite de sábado (13) e a madrugada deste domingo (14) causaram alagamentos, quedas de árvores e geraram cenas inusitadas, que estão sendo publicadas nas redes sociais.

LEIA TAMBÉM:
Inmet alerta para tempestades em grande parte do Brasil; veja quais áreas serão atingidas

Por volta das 2h40, o Centro de Operações Rio decretou que a cidade entrou no estágio 4 de alerta, o segundo mais alto na escala de riscos. O comunicado, que seguia valendo até às 10h30 deste domingo (14), pede que os cidadãos não se desloquem e permaneçam em locais seguros.

Segundo a Defesa Civil, ao menos duas pessoas desapareceram em meio aos alagamentos de ruas. 

A enchente causou transtorno aos moradores e trabalhadores. Uma moradora de Nova Iguaçu desapareceu após gravar um vídeo com água próximo ao pescoço. Ela protestava contra o descaso das autoridades. Não há registro se ela está entre as que foram listadas pela Defesa Civil.

Nas redes sociais, um vídeo mostra uma pessoa andando de jet sky nas ruas do bairro de Rocha Miranda, na Zona Norte.

O problema se estendeu aos entregadores de aplicativos. Um deles foi flagrado usando uma espécie de isopor como embarcação para fazer a entrega.

Outra imagem divulgada nas redes sociais, mostra um carioca tomando cerveja em um bar enquanto a água invadia a rua.

A água também inundou as linhas do metrô entre Acari e Pavuna. Centenas de pessoas teriam ficado sem o transporte público.

Bombeiros atenderam mais de 150 ocorrências em todo o Estado até as 7h05. 

A Defesa Civil registrou mais de 30 bolsões d’água nas vias principais da cidade, 15 pontos de alagamento e cinco quedas de árvores. A Avenida Brasil ficou alagada nos dois sentidos, na altura de Irajá, e foi interditada durante a madrugada.

Na rede X, antigo Twitter, o prefeito Eduardo Paes (PSD)  recomendou que a população evite a Avenida Brasil e a Zona Norte da cidade no início da manhã.

O prefeito ainda anunciou o cancelamento dos processos seletivos Acadêmico Bolsista e Projeto Acolher, além dos ensaios técnicos das escolas de samba, que aconteceriam na Marquês do Sapucaí neste domingo.