ENCHENTES

Inmet alerta para tempestades em grande parte do Brasil; veja quais áreas serão atingidas

Com possibilidade de gerar apagão e alagamento, chuvas atingem 21 estados e o Distrito Federal, segundo o órgão

Chuvas devem castigar todo o país, com exceção de cinco estados do Nordeste.Créditos: Wikimedia Commons
Escrito en BRASIL el

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de perigo de chuvas intensas em duas faixas do território nacional, na noite deste sábado (13). O alerta vale até este domingo (14) em estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste. Outras regiões do país enfrentam condições de chuva no final de semana.

De acordo com o órgão, grande parte dos estados do Amapá,  Amazonas, Pará e Maranhão recebe intenso volume de chuvas – entre 30 milímetros por hora e 60 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia e milímetros por dia.. São 284 municípios em alerta de perigo.

Inmet indica chuvas nas regiões em laranja (perigo) e amarelo (perigo potencial)[Reprodução/Inmet]

Outros 63 municípios dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás também receberam o alerta do grau de severidade das chuvas e ventos que poderiam chegar a 100 km/h. As áreas mais afetadas são quase todo o estado fluminense, o sul do Espírito Santo e a Zona da Mata, em Minas Gerais .

Há o risco de falta de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas em ambas as faixas, até 10h do domingo, aponta o Inmet. A condição meteorológica também aumenta o risco de transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em áreas de risco.

Chuvas por todo o país

O instituto também sinaliza que o restante do país está em perigo potencial meteorológico, de Norte a Sul. 18 estados e o Distrito Federal enfrentarão chuvas intensas – entre 20 milímetros por hora e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia – e ventos de até 60 km/h até a manhã de domingo.

Há baixo risco de quedas de árvores, corte de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas. Regiões em perigo potencial de chuvas, como Paraty (RJ) e a Região Metropolitana de São Paulo têm enfrentado recorrentes apagões em dias de chuvas

No município fluminense, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), uma queda de energia ocorreu devido a um raio que provocou oscilação de tensão na linha de distribuição que atende a cidade, segundo a Enel, responsável pela distribuição de energia. A mesma Enel tem causado apagões recorrentes em São Paulo sob alegações de "ventos absurdos" e "chuvas que provocaram queda de árvores sobre a rede elétrica".

Na manhã deste domingo, os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul receberam aviso de tempestade, que tem as mesmas características das chuvas intensas, além da queda de granizo.

Instruções

O Inmet informa uma série de instruções a serem seguidas pelos moradores dos municípios afetados:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).