CHUVAS NO RJ

Governo Federal anuncia apoio ao Rio de Janeiro após fortes chuvas

Prefeitura declarou estado de emergência; mortes chegam a nove e uma pessoa está desaparecida

Créditos: Agência Brasil (Fernando Frazão) - Fortes chuvas atingem o estado do Rio
Escrito en BRASIL el

O Governo Federal anunciou que vai dar todo o apoio necessário para a cidade do Rio de Janeiro após as fortes chuvas que atingiram a cidade na madrugada deste sábado (13). 

O ministro Waldez Góes, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), afirmou que já conversou com o prefeito Eduardo Paes e colocou a estrutura da Defesa Civil Nacional à disposição do município, tanto em termos de recursos quanto de pessoal.

De acordo com a pasta, o Governo Federal pode auxiliar a região com compra de alimentos e água potável, ajuda humanitária, com  restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública destruída ou danificada pelo desastre. “Não faltarão recursos federais para atendimento à cidade do Rio de Janeiro. Essa é uma determinação do presidente Lula para qualquer caso de desastre em nosso País”, afirmou o ministro. 

Nas redes sociais, Waldez reforçou que anúncio de ajuda foi um pedido do presidente Lula (PT). 

"Seguindo orientação do presidente @LulaOficial, estamos atuando junto com Prefeito @eduardopaes, para garantirmos todo o apoio do Governo Federal a população atingida pelas fortes chuvas no Rio de Janeiro", publicou o ministro.

Eduardo Paes agradeceu a ajuda.

"Recebi ligação do ministro @waldezoficial em nome do presidente @LulaOficial colocando-se à disposição da cidade do Rio no enfrentamento dos problemas causados pelas chuvas que nos atingiram na madrugada de domingo. Agradeço pela solidariedade e apoio", publicou também no X (antigo Twitter).

O prefeito também afirmou que já entrou em contato com o governador Cláudio Castro, que disponibilizou a estrutura do governo do estado.

"Desde cedo estou em contato com o governador @claudiocastroRJ que disponibilizou todo a estrutura do governo do Estado. O vice-governador @ThiPampolha esteve com o comandante do bombeiros Leandro Monteiro em nosso Centro de Crise na Pavuna nos prestando auxílio", disse.

Chuvas no Rio de Janeiro

Diversos bairros da cidade do Rio de Janeiro, principalmente os localizados na Zona Norte, foram atingidos por fortes chuvas na madrugada deste sábado (13), que resultou, até o momento, em nove e uma pessoa desaparecida.

Na comunidade de Acari, foram cerca de 30 mil pessoas atingidas por deslizamentos e enchentes, tendo suas casas destruídas.

O Centro de Operações Rio (COR) emitiu um alerta de 'estágio 4', penúltimo nível de risco, e pediu que todos os moradores não se deslocassem pela cidade e permanecessem em locais seguros.