Um vídeo que mostra dois sargentos da Polícia Militar do Rio de Janeiro cantando “parabéns para você” a um miliciano em hospital da capital fluminense viralizou nesta segunda-feira (11) nas redes sociais. Nas imagens é possível ver, além da ternura e da animação dos agentes em relação ao aniversariante, um bolo e um refrigerante de uva usados na festa improvisada.
Conforme apuração da imprensa, o vídeo foi gravado no Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro. O aniversariante, por sua vez, é Jean Arruda da Silva, baleado na última quinta (7) em operação que prendeu 15 suspeitos de integrar o “Bonde do Zinho”, grupo apontado como a maior e mais influente milícia da cidade.
Te podría interesar
O líder do grupo, Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho, está preso desde o Natal. Ele se entregou à Polícia Federal na ocasião.
Em dado momento do recente vídeo, um dos policiais brinca com o miliciano: “bate palma aí, Jean”. O miliciano, por sua vez, além de ter as mãos enfaixadas por razões médicas, também estava preso por algemas à cama do hospital.
Te podría interesar
Questionada pelo g1, a Polícia Militar anunciou que sua Corregedoria vai investigar a relação dos sargentos com o miliciano hospitalizado. Os policiais serão submetidos a Processo Administrativo Disciplinar e podem ser expulsos da corporação.
“Os agentes que aparecem na filmagem já foram identificados e conduzidos à 2ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (2ª DPJ), para que sejam adotadas as medidas disciplinares que o caso requer. Cabe ressaltar que o comando da corporação não compactua com desvios de conduta ou crimes praticados por seus entes, punindo com rigor os envolvidos”, diz a nota da PM.
A prisão de Jean
O setor de inteligência da Polícia Civil descobriu que o grupo de milicianos sairia de uma comunidade de Santa Cruz, iria para a favela da Carobinha, em Campo Grande, e depois retornaria para Santa Cruz. De posse das informações, a PM armou uma tocaia na Avenida Brasil, na altura do viaduto Engenheiro Oscar de Brito, onde capturou o grupo.
Além dos 15 milicianos presos, a Polícia Militar apreendeu os quatro carros usados no translado do grupo além de armadas e coletes da PM comprados pelos criminosos. Um dos milicianos estaria inclusive usando uma farda da corporação no momento em que foi preso.
Dos 15 presos, 6 foram feridos durante a ação e transferidos para o Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz. Não houve mortes.
Assista ao vídeo