EDUCAÇÃO

Sisu: último dia para matrículas dos selecionados na primeira chamada

Estudantes que não foram contemplados na lista inicial devem manifestar interesse na lista de espera até esta quarta-feira (7); saiba como se matricular

Matrículas dos candidatos convocados em primeira chamada devem ser feitas diretamente nas instituições de ensino.Créditos: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O período de matrículas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) finaliza nesta quarta-feira (7) para os estudantes que foram selecionados na primeira chamada do programa de ensino superior em 2024. 

As matrículas devem ser feitas de acordo com os critérios definidos por cada instituição de ensino. O participante deve conferir os horários e locais de atendimento requeridos para a entrega dos documentos necessários, de modo presencial ou virtual. 

O Ministério da Educação (MEC) indica que cabe ao candidato "observar as condições, os procedimentos e os documentos para a matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio".

Pelo Sisu, foram disponibilizadas 264.360 vagas, distribuídas entre 127 instituições de ensino superior. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a lista com 9.420 vagas, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com 8.788 vagas e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com 7.750 vagas.

Lista de espera

Caso não esteja contemplado na primeira chamada, divulgada em 30 de janeiro, o candidato poderá manifestar interesse em participar da lista de espera por vagas provenientes de desistência dos selecionados também até esta quarta-feira. É possível participar da lista de espera somente do curso escolhido como primeira opção.

Para efetuar a manifestação, o candidato deve acessar o sistema, clicar no botão de confirmação de interesse e esperar a mensagem de confirmação na tela, que garante a inscrição na lista de espera.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a convocação dos candidatos inscritos na lista de espera para a matrícula é realizada pelas instituições de ensino. O participante deve ficar atento às convocações das universidade à qual manifestou interesse.

"A lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições públicas de educação superior participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular", explica o Ministério da Educação.

Cronograma

Os candidatos que participarão do processo seletivo do Sisu 2024 deverão se atentar às datas:

  • Inscrição: de 22 de janeiro à 25 de janeiro;
  • Resultado da 1ª chamada: 30 de janeiro;
  • Participação na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro
  • Matrículas: 1 de fevereiro a 7 de fevereiro;
  • Resultado das listas de espera: datas a serem definidas por cada universidade

Temas