As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado se encerram na próxima sexta-feira (9). Com mais de 1,5 milhão de inscritos, o programa oferece mais de 6,5 mil vagas para servidores públicos, a partir de um modelo de realização conjunta de concursos públicos e mediante a aplicação simultânea de provas em todo o Brasil.
Por meio do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o governo federal promove o concurso público para o preenchimento de vagas na administração pública federal direta, em autarquias ou fundações. A iniciativa surge após a perda de 73 mil funcionários nos últimos anos.
Te podría interesar
O concurso, realizado pela empresa Fundação Cesgranrio, permite a inscrição em vagas de mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático. Mesmo na concorrência por múltiplas vagas, o participante pagará uma taxa de inscrição única – de R$ 60 para o nível médio e R$ 90 para o nível superior.
As provas serão realizadas em 220 cidades de todos os estados do país e do Distrito Federal e o candidato poderá selecionar o local desejado para a aplicação da prova, agendada para o dia 5 de maio.
Te podría interesar
Como se inscrever
Para efetuar a inscrição, o candidato deve acessar o portal do Concurso Nacional no site da Fundação Cesgranrio e seguir os seguintes passos:
- Entre com seu login gov.br;
- Clique em "Iniciar inscrição";
- Preencha os dados pessoais;
- Selecione o bloco temático e os cargos desejados, conforme os pré-requisitos de formação exigidos, e defina a ordem de preferência;
- Selecione a cidade em que deseja realizar as provas;
- Informe se deseja concorrer às vagas destinadas às pessoas negras e/ou com deficiência, ou se deseja algum tipo de adaptação para a realização das provas;
- Responda o questionário, de caráter opcional;
- Realize o pagamento da taxa de inscrição por boleto;
- Envie a inscrição.
Durante a inscrição, o candidato escolhe por uma das carreiras e pode verificar informações sobre ela, como os órgãos que ofertam vagas no respectivo bloco, o total de vagas imediatas, os cargos, as especialidades e o valor da taxa de inscrição. Confira os blocos:
- Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 744 vagas;
- Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 580 vagas;
- Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 538 vagas;
- Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
- Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.008 vagas;
- Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 370 vagas;
- Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.737 vagas;
- Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.
Ao selecionar a carreira e avançar, o candidato deve selecionar os cargos de interesse, bem como conferir seus detalhes: especialidade, órgão, total de vagas imediatas, distribuição das vagas, descrição, formação exigida, remuneração inicial, jornada de trabalho e local de exercício.
Sistema de cotas
Para as mais de 6,5 mil vagas, os editais do concurso unificado estabelecem um sistema de cotas, que garante uma proporção de aprovações dentre o total de vagas para minorias sociais. Confira o percentual de vagas destinadas a estes grupos:
- 5% para pessoas com deficiência
- 20% para candidatos negros
- 30% para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) serão destinadas para candidatos de origem indígena
Cronograma
- 24/11/2023: Divulgação da banca
- 10/01/2024: Publicação do edital
- 19/01 a 09/02/2024: Inscrições
- 29/02/2024: Divulgação dos dados finais de inscrições
- 29/04/2024: Divulgação dos cartões de confirmação
- 05/05/2024: Aplicação das provas
- 03/06/2024: Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação
- 30/07/2024: Divulgação final dos resultados
- 05/08/2024: Início da convocação para posse e cursos de formação