As inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 iniciam nesta segunda-feira (22), com duração até quinta-feira (25). Por meio da nota do Enem, o programa federal permite a entrada em universidades públicas e cursos do ensino superior, como universidades federais e estaduais.
O sistema seleciona os estudantes com base na nota atribuída no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo classificação e oferta de vagas por curso e modalidade de concorrência. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o resultado da chamada regular será divulgado no dia 30 de janeiro.
Te podría interesar
Mudanças no Sisu 2024
Pela primeira vez, o candidato poderá se inscrever em apenas uma edição, realizada em janeiro deste ano. O processo seletivo antes abria duas edições de inscrição anuais, uma no início do ano e outra na metade do ano, o que não ocorrerá mais.
Apesar da mudança, os candidatos ainda estarão concorrendo em duas edições de ingresso, no primeiro e no segundo semestre do ano. No entanto, a escolha do semestre de ingresso é feita pela universidade, conforme a ordem da lista de classificação dos candidatos.
Te podría interesar
Outra mudança importante é em relação ao ingresso por meio da Lei de Cotas, cuja atualização em novembro trouxe mudança no ingresso para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCDs).
A nova lei altera o mecanismo de ingresso anterior, no qual o cotista concorria apenas às vagas reservadas para cotas, mesmo se atingisse pontuação suficiente na ampla concorrência (AC). Com a mudança, as notas serão analisadas primeiramente na AC, e depois, nas categorias de vagas para cotas.
Por exemplo, se uma pessoa autodeclarada preta tirar uma nota acima da exigida em ampla concorrência, ela será aprovada como AC e não tirará a vaga de um candidato cotista com desempenho mais baixo. O objetivo da política de cotas é priorizar o ingresso deste grupo.
Conforme a legislação, o preenchimento de vagas, por curso e turno, será feito por estudantes que concorrem às vagas destinadas às cotas "em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo do IBGE".
Na prática, se um curso oferece 100 vagas, metade são reservadas para estudantes de escola pública durante o Ensino Médio – e a proporção da presença de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e PCDs deve ser igual ou maior do que a registrada naquela UF. Deste grupo de 50 estudantes, 50% (25) são destinados a pessoas com renda familiar limitada.
Como se inscrever
O participante pode usar o resultado do Enem para ingresso em faculdades públicas por meio do Sisu, por exemplo, conseguir bolsas em instituições de ensino superior privadas no ProUni ou fazer financiamento de cursos de graduação com o Fies.
Para se inscrever, o estudante deve ter participado do Enem 2023, não pode ter tirado nota zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro. A inscrição pode ser feita conforme as seguintes instruções:
- Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
- Desça a tela até a seção Destaques > Cronograma Sisu 2024 e clique no botão Inscreva-se
- Entre com seu login gov.br
- Confirme seus dados de login no Enem
- Pesquise as vagas disponíveis em cada curso, instituição e município, de acordo com seu interesse;
- Escolha a opção de curso desejado e a modalidade escolhida, para a primeira opção e a segunda opção, segundo a preferência.
O candidato poderá escolher até duas opções de cursos desejados, as quais podem ser alteradas até o final do período de inscrição, dia 25 de janeiro. Também será possível acompanhar a classificação parcial e as mudanças na nota de corte dos cursos escolhidos.
Pelo Sisu, serão disponibilizadas 264.360 vagas, distribuídas entre 127 instituições de ensino superior. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a lista com 9.420 vagas, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com 8.788 vagas e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com 7.750 vagas.
Lista de espera
Caso não esteja contemplado na primeira chamada, divulgada em 30 de janeiro, o candidato poderá manifestar interesse em participar da lista de espera por vagas provenientes de desistência dos selecionados. É possível participar da lista de espera somente do curso escolhido como primeira opção.
Para efetuar a manifestação, o candidato deve acessar o sistema, clicar no botão de confirmação de interesse e esperar a mensagem de confirmação na tela, que garante a inscrição na lista de espera.
Cronograma
Os candidatos que participarão do processo seletivo do Sisu 2024 deverão se atentar às datas:
- Inscrição: de 22 de janeiro à 25 de janeiro;
- Resultado da 1ª chamada: 30 de janeiro;
- Participação na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro
- Matrículas: 1 de fevereiro a 7 de fevereiro;
- Resultado das listas de espera: datas a serem definidas por cada universidade