RN

Fuga em Mossoró: PF prende homem que abrigou fugitivos de presídio

Quinto homem a ser preso por suspeita de envolvimento na fuga, Ronaildo da Silva Fernandes teria recebido R$ 5 mil para ajudar os fugitivos

Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento.Créditos: Divulgação/Secretaria Nacional de Políticas Penais
Escrito en BRASIL el

O mecânico Ronaildo da Silva Fernandes, 38, foi preso pela Polícia Federal (PF), nesta segunda-feira (26), por ter ajudado os fugitivos do presídio em Mossoró, no Rio Grande do Norte, durante oito dias. Ele teria recebido R$ 5 mil para ajudar os detentos.

A informação foi divulgada pelo ministro Ricardo Lewandowski durante uma agenda na Embaixada da Espanha, em Brasília. Lewandowski também reforçou a suspeita de que Rogério da Silva Mendonça (conhecido como Tatu) e Deibson Cabral Nascimento (vulgo Deisinho) ainda estejam nas proximidades do presídio, de onde fugiram no dia 14 de fevereiro. 

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o próprio mecânico confessou à polícia que tinha ajudado os fugitivos. Ele afirmou ter sido ameaçado e feito de refém. Os policiais, porém, desconfiaram do depoimento e, por isso, expediram um mandado de prisão contra o mecânico, que teria apresentado contradições. 

Relembre o caso

No dia 14 de fevereiro, dois presos fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) em uma primeira fuga de uma prisão federal de segurança máxima no país.

As buscas pelos detentos, que entraram em seu 12° dia, mobiliza mais de 500 homens da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e de forças de segurança locais, além de 100 homens e 20 viaturas da Força Nacional. Helicópteros e drones também são usados. 

Ao todo, foram presas cinco pessoas que podem estar envolvidas na fuga, acusadas de ajudar os fugitivos. Além de Ronaildo, preso nesta segunda-feira (26), outros quatro homens foram detidos por suspeito de envolvimento no plano.