Na tarde desta sexta-feira (27), um deslizamento de terra atingiu uma residência no bairro Barreiro, zona rural de Taubaté, no interior de São Paulo. O incidente resultou na morte de três pessoas e deixou uma ferida. Após mais de sete horas de buscas, o último corpo foi localizado na madrugada deste sábado (28).
De acordo com o boletim de ocorrência, as vítimas fatais do deslizamento tratam-se de Carla Sirio Leite, 38 anos; Giovane Hideo Gabriel Matsuda, 34 anos; e Maurício Tavares, 41 anos.
Te podría interesar
Giovane e Carla eram casados e tinham uma filha, além de uma outra criança que era filha apenas da mulher. Os corpos dos dois foram encontrados ontem (27) por volta das 23h30, após cerca de 6 horas de buscas. As crianças não foram atingidas.
Já Maurício, que atuava como caseiro na propriedade atingida pelo deslizamento, teve o corpo encontrado por volta das 1h de hoje (28).
Te podría interesar
O único sobrevivente do deslizamento de terra foi identificado como Gustavo Santos Scacabarozzi, de 49 anos. Resgatado consciente e parcialmente soterrado, ele foi encaminhado ao Hospital Regional de Taubaté com uma fratura na perna direita. Após receber atendimento médico, foi liberado ainda na madrugada de sábado (28).
De acordo ainda com o Corpo de Bombeiros, o deslizamento ocorreu por volta das 17h30, durante uma chuva. A operação de resgate contou com o apoio de bombeiros, agentes da Defesa Civil, policiais e voluntários da comunidade local.
Vítimas e resgates
Entre as pessoas atingidas, quatro ficaram soterradas. Um homem de 42 anos foi resgatado com vida, parcialmente soterrado, e encaminhado ao Hospital Regional de Taubaté. Não foram divulgadas informações atualizadas sobre seu estado de saúde.
As buscas prosseguiram e, por volta das 23h30, os corpos de um homem e de uma mulher foram encontrados. O corpo de um terceiro homem, identificado como caseiro do imóvel, foi localizado às 1h da manhã de sábado.
Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal para realização de exames de necropsia.
Detalhes da operação
No momento do deslizamento, seis pessoas estavam na residência: quatro adultos e duas crianças. As crianças não ficaram feridas. As vítimas foram atingidas por partes do muro e de um rancho da propriedade.
A força-tarefa mobilizou nove viaturas do Corpo de Bombeiros, cinco da Polícia Militar, dois veículos da Defesa Civil, duas viaturas do SAMU, uma retroescavadeira e 19 voluntários que auxiliaram no trabalho de remoção de terra.
Com o encerramento das buscas, a área foi isolada e está sob responsabilidade da Polícia Civil e da Defesa Civil. A região passará por perícia técnica para identificar as causas do deslizamento e avaliar o risco de novos incidentes.