PARA "SIMULAÇÃO"

Exército cria "Projac" de R$ 5 milhões para treinar combate em guerras

Cidade cenográfica contará 66 construções distribuídas em 12 quarteirões em São Paulo

Exército vai construir cidade cenográfica milionária em SP.Créditos: Antonio Cruz/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

O Exército Brasileiro vai construir uma cidade cenográfica de R$ 5,6 milhões, ou seja, uma “Projac” - local onde a Globo constrói cenários para novelas - para treinar seus soldados em combate urbano. A estrutura, com 2,8 mil metros quadrados, deve ser erguida no Centro de Instrução de Operações Urbanas, do 28° Batalhão de Infantaria Mecanizado (28° BIMec), em Campinas (SP).

A informação foi dada pelo site Metrópoles. A cidade cenográfica contará com 66 construções distribuídas em 12 quarteirões. O projeto prevê a construção de 20 tipos diferentes de edificações, incluindo casas, torres e estações temáticas como as de arrombamento e granada, com torres e 16 tipos de residências.

O Centro de Instrução de Operações Urbanas (CIOU) do Exército, responsável por preparar os militares para atuar em situações de crise como desastres e ataques, terá uma nova sede. Segundo o estudo da licitação para a construção da cidade cenográfica, o centro enfrenta dificuldades por conta de suas “instalações precárias”.

“Algumas edificações não corriqueiras são necessárias à cidade cenográfica, como, por exemplo, torres de observação e casas de grande porte. Por fim, destaca-se que a cidade cenográfica será construída em uma área aberta, com muitos locais em que existe leito natural, sem necessidade de supressão vegetal e que já possui arruamento existente”, descreve o documento do CIOU.

Conforme o edital, a cidade cenográfica deverá apresentar “edificações rústicas, semelhantes a um ambiente urbano comum, mas sem a necessidade de cobertura, água, energia, esgoto ou acabamento convencional”. As estruturas denominadas “torre” e “estação de grande porte” exigirão um acabamento mais elaborado.

A primeira fase da construção da cidade cenográfica envolve a edificação de 31 estruturas distribuídas em quatro quadras (3, 4, 9 e 10). Entre as construções, há uma torre de 125 m², uma estação de grande porte com 1190,72 m² e diversas casas com metragens variadas, indo de 29,79 m² a 214,62 m².

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar