Na capital mineira, uma "engenhoca" surpreendente foi capaz de automatizar um antigo modelo da Volkswagen, o Santana Quantum, perua de porte médio produzida no Brasil entre 1985 e 2003.
Mateus Reis, de Belo Horizonte, transformou o carro ano 1989 em uma espécie de "Tesla brasileiro", inserindo nele um sistema de piloto automático que responde a um software de comando por voz.
Te podría interesar
Esse sistema faz com que o carro se desloque completamente sozinho, sem intervenção humana, e é projeto de uma startup mineira, a JR Indústrias — que trabalha desde 2021 no desenvolvimento de tecnologia para a automatização de máquinas e sistemas.
Em seu perfil oficial no Instagram, que mostra o modelo em funcionamento em diversos vídeos, está a descrição: "Fabricando o primeiro TESLA brasileiro".
Te podría interesar
Como funciona a tecnologia?
A partir de uma câmera de celular instalada na parte dianteira do automóvel, o "Tesla brasileiro" é capaz de identificar o ambiente ao seu redor; e, para o software que executa comandos e permite o processamento das informações visuais obtidas, há um notebook instalado no porta-malas.
O reconhecimento da pista e dos demais estímulos visuais é feito através de sensores, que então acionam os pedais e o volante do carro para transformá-lo em um "veículo automático".
Os engenheiros usaram Arduinos Mega e ESP32, plataformas populares para desenvolvimento de projetos eletrônicos e de Internet das Coisas (IoT), cada uma com suas características e áreas de aplicação específicas.
O Arduino, por exemplo, permite o controle de diversos dispositivos de robótica e a automatização de processos; já o ESP32, que conta com recursos avançados (como Wi-Fi e Bluetooth), pode ser utilizado como sensor ambiental e dispositivo de monitoramento remoto.
De acordo com a startup, o protótipo instalado no Volkswagen antigo deve ser aprimorado antes de estar 100% funcional. Um dos aprimoramentos deve ser tornar o software capaz de identificar pessoas e objetos no seu caminho, a fim de permitir operações mais complexas de desvio e evitar acidentes.
Essa autonomia e o sistema serão parte de um "kit adaptativo" que, se vingar, deve ser capaz de tornar qualquer carro em um "autônomo".