Valdomiro Costa, um agricultor de Conceição do Tocantins (TO), realizou uma descoberta incrível em seu terreno após comprar um detector de metal.
Enquanto ele buscava a possibilidade de encontrar ouro nas suas terras, acabou descobrindo um tesouro muito mais curioso. Valdomiro acabou dando de cara com 206 moedas de bronze e prata, incluindo uma de 960 réis, o famoso "Patacão". Ao encontrar o tesouro escondido nos potes de barro, Valdomiro chegou a se decepcionar.
Te podría interesar
"Eu nem via 'ligança' [importância]. A ligança minha era de arrumar ouro. Falei 'ah, não vale nada não. Amanhã cedo eu vou é caçar ouro'", disse á TV Anhanguera.
As moedas são de 1816, do período pré-independência do Brasil.
Te podría interesar
Seu filho, Raelson, convenceu o pai de que o achado tinha valor e contatou sua professora de história no ensino médio. Segundo
"Estamos só esperando aparecer propostas para vendermos", disse Raelson ao g1.
A origem do misterioso tesouro ainda segue um mistério.
Então, o tesouro foi encaminhado para o Iphan, que atestou a veracidade das moedas mas afirmou que, por não se tratar de um sítio arqueológico, o presente poderia ficar em posse de seu Valdomiro.
O agricultor agora busca compradores para seu histórico patacão.
Meras réplicas do Patacão de 1816 chegam a R$ 50, enquanto originais de 1824 ultrapassam or R$ 800 em breves buscas online. Os numismatas de plantão devem entrar em contato com Valdomiro em breve.
O Iphan ficou apenas com o vasilhame em que o tesouro misterioso estava guardado." O responsável pela descoberta ficou com as moedas, mas cedeu o vasilhame cerâmico ao Museu de Conceição do Tocantins, cidade onde foi encontrado. O objeto está fragmentado, mas será restaurado pelo Iphan e devolvido ao Museu", disse, em nota.