Um meteoro explosivo cruzou os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina e a visão de sua passagem foi a de um clarão atravessando o céu na noite do último domingo (6). Testemunhas relatam que houve um barulho de estrondo quando o corpo celeste apareceu e tremores foram sentidos.
O fenômeno ocorreu entre as 20h e 21h e foi visível em diversas cidades, como Sorocaba, Lençóis Paulistas e Presidente Prudente, em São Paulo; além de Maringá, Toledo e Ponta Grossa, no Paraná.
Te podría interesar
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
Os moradores dessas regiões relataram um barulho alto com a passagem do meteoro, que pareceu "explodir" no céu. No entanto, nem o tremor e nem o estrondo significam que o meteoro caiu no chão – na realidade, essas características se devem ao grande impacto do deslocamento de ar na atmosfera terrestre.
Te podría interesar
"Piazada (SIC) eu não sei o que foi, mas parei no posto [de gasolina] e também virão o clarão, eu não ouvi barulho porque tava dentro do carro, [...] mas o clarão virou um dia. Eu já vi de tudo nessa vida, mas aquilo… caiu um meteoro em algum lugar", diz uma testemunha nas redes sociais.
Veja o vídeo do meteoro:
O estampido sônico ocorre porque o meteoro entra em contato com a atmosfera em grande velocidade e se desintegra devido ao aumento de pressão e temperatura.
O meteoro que apareceu nos céus do sudeste e sul do Brasil na noite de ontem é classificado como "bólido", ou seja, possui muita luz por conta de ser uma espécie de bola de fogo. Não há relatos de que meteoritos tenham atingido o solo.