INÉDITO

VÍDEO: Padilha confirma apoio de Lula a Boulos na eleição para prefeitura de São Paulo

Acordo para chapa liderada por Boulos (PSOL) será selado no congresso municipal do PT paulistano

Lula e Guilherme Boulos, que terá o apoio do PT em sua candidatura à prefeitura de São Paulo.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, divulgou um vídeo a membros do PT, na noite desta sexta-feira (3) em que confirma o seu apoio e o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como pré-candidato à prefeitura de São Paulo

"Reafirmar aqui o meu compromisso, o compromisso já expresso pelo presidente Lula, de construirmos na cidade de São Paulo uma grande frente política progressista liderada pelo companheiro Guilherme Boulos, como nosso pré-candidato a prefeito", declarou Padilha. 

"Temos que estar presentes nessa frente progressista pelo Guilherme Boulos, como já disse tanto o presidente Lula quanto a presidente Gleisi. Eu sei que a maioria dos companheiros e companheiras do PT de São Paulo têm afirmado isso também", prosseguiu o ministro 

Assista

Acordo

O vídeo de Padilha foi divulgado na véspera do congresso municipal do PT da capital paulista, que acontece entre este sábado (5) e domingo (6). Na ocasião, o partido deve oficializar o acordo para apoiar Boulos e, desta maneira, não lançará candidato próprio a prefeito de São Paulo pela primeira vez na História. 

O apoio do PT a Boulos começou a ser construído em 2022, quando o PSOL abriu mão de lançar candidato a presidência para apoiar Lula. O acordo com o deputado é um compromisso do próprio presidente, que encontra algumas resistências internas na capital paulista, como a do deputado Jilmar Tatto (PT-SP), que defende uma candidatura própria do PT. 

O deputado Guilherme Boulos, pré-candidato à prefeitura de São Paulo (Foto: 
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

O presidente do diretório municipal do PT em São Paulo, Laércio Ribeiro, entretanto, já avisou que a maior parte do partido deve apoiar o acordo com Boulos costurado por Lula. 

"Apoiar Boulos tem coerência com a estratégia que deu certo na eleição de Lula, de construir uma frente ampla para derrotar o bolsonarismo", disse o dirigente. 

Em 2020, Guilherme Boulos foi candidato à prefeitura de São Paulo e disputou o segundo turno com o ex-prefeito Bruno Covas, que morreu em 2021.