TERAPEUTA DE RATANABÁ

VÍDEO – Fernando Liberal, o ‘coach de magnetismo’, provoca cena caótica e grotesca em palestra

Vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o homem de cócoras emitindo ruídos pré-históricos antes do público começar a urrar; Saiba quem é o coach que reivindica ser autodidata em hipnose e em técnicas oriundas do Egito antigo

Fernando Liberal no vídeo que viralizou nas redes sociais.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en BRASIL el

Um vídeo em que o coach identificado como ‘Fernando Liberal’ (40) provoca uma relação caótica, grotesca e barulhenta em uma plateia que assistia a uma palestra em um auditório viralizou nesta terça-feira (22) nas redes sociais. As imagens mostram o homem de cócoras emitindo ruídos pré-históricos, em uma espécie de língua primitiva, antes do público também começar a urrar.

Apesar das imagens darem a entender que a palestra do coach era realizada dentro de uma empresa, não há maiores informações que confirmem a hipótese. Assim como o local exato, a data e o horário da cena também ficaram no ar.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Assista a seguir

Quem é Fernando Liberal

Segundo o site britânico Pop Size, o carioca de 40 anos é considerado um dos pioneiros do magnetismo e mesmerismo no Brasil, dando continuidade aos estudos de Franz Anton Mesmer (1734-1815), médico alemão e criador do mesmerismo, ou 'magnetismo animal', uma teoria considerada pseudocientífica.

Em matéria não assinada de 27 de abril deste ano, na sessão intitulada “Grandes Nomes”, a Revista Isto É o define como “o pioneiro em magnetismo que tem transformado a vida de milhares de pessoas através do seu olhar”.

O curioso é a matéria apresentar o coach como um “especialista e mestre da mente humana” ao passo que como sua formação aponta uma graduação em administração. Segundo essa mesma matéria, Fernando Liberal teria nascido no Rio de Janeiro e, ao crescer em uma comunidade carente, sempre teria buscado sua independência financeira e a melhora de vida. A descoberta e o autodidatismo em hipnose e "magnetismo" teriam sido as razões para sua melhora de vida.

“Eu cresci na comunidade do Rio de Janeiro, em meio a tiros e guerras diárias, minha fortaleza sempre foi minha mãe, que criou a mim e a meu irmão sozinha, no meio desse caos. Eu sabia que ali não era o meu lugar e que aquela realidade era passageira. Com 14 anos, trabalhei vendendo yakult de porta em porta com carrinho de feira em todas as comunidades e morros próximos. Passei muita necessidade, minha mãe teve depressão, mas batalhei muito pra melhorar a nossa realidade. Eu sabia que o mundo tinha coisas melhores, mas eu precisava mostrar ao mundo quem eu era,” contou para a revista na ocasião.

A história de superação reproduzida pela Isto É não cita a suposta comunidade que o “especialista na mente humana” teria nascido, mas dá maiores detalhes do despertar de Fernando Liberal a respeito do suposto 'magnetismo'. De acordo com o próprio coach, ele tinha uma banda rock – que também não teve o seu nome revelado – e estava de viagem para fazer um show em São Paulo quando teve seu primeiro “contato com a hipnose”.

Ele então teria voltado para casa e se tornado um autodidata na matéria, aprendendo uma série de métodos diferentes de aplicação da suposta hipnose. Após ter supostamente adquirido maiores conhecimentos no tema, mesmo sem uma formação correspondente, tomou coragem para colocar uma placa na praia com a inscrição: “hipnose grátis”.

“Cada pessoa que eu hipnotizava, ajudava a resolver um problema em questão de minutos. Eu vi que tinha um dom, ajudar pessoas a se tornarem as suas melhores versões através do poder da mente”, declarou.

Após ficar conhecido como hipnólogo, descobriu a suposta técnica milenar que denominou como “Magnetismo” e, sendo o primeiro a divulgar tal "prática perdida" no Brasil, logo ganhou mais fama. Na última década teria dado aulas no México, Porto Rico, Peru e Portugal, ainda que também não tenha revelado detalhes a respeito desses cursos que prometiam “paz mental, prosperidade e autoconhecimento”.

Entre as técnicas ensinadas pelo coach estaria o chamado “hiperfoco”, que Fernando Liberal garante ter sido criada por sacerdotes do Egito antigo há mais de 4 milênios. E resgatada por ele, é claro.

Atualmente o coach é CEO da Ordem Magnética Thebana do Brasil (OMTB), que alega estar presente em pelo menos outros 6 países; Também alega que já “espalhou a palavra” para mais de 10 mil pessoas em todo o planeta e que faturou mais de R$ 6 milhões em palestras e consultorias.