ANVISA

Anvisa faz alerta e pede "atenção redobrada" com riscos de produtos comuns no Ano Novo

Nota da agência cita preocupação com "aumento nas notificações de eventos adversos"

Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  emitiu um alerta no último dia 26 de dezembro para que os brasileiros tomem cuidado com o uso de produtos cosméticos durante as festividades de Ano Novo.

A agência pede "atenção redobrada da população" no uso dos produtos de beleza. De acordo com o órgão, o alerta está sendo emitido por conta de um aumento ao longo de todo o ano nas notificações de reações adversas a produtos deste tipo.

"O ano de 2023 apresentou um notável aumento nas notificações de eventos adversos associados a esses produtos nos sistemas de informação da Anvisa, em comparação com anos anteriores", afirma a agência.

A agência afirma que não existe uma categoria específica de cosméticos associada às reações adversas, e que os casos podem incluir produtos para cabelo, pele, bronzeadores, maquiagens e até protetores solares.

As dicas do órgão para se proteger são:

  • Leia atentamente o rótulo do produto antes de usá-lo.

  • Evite o uso excessivo de produtos cosméticos. Siga as orientações de aplicação fornecidas pelo fabricante para garantir uma utilização segura e eficaz

  • .Não utilize produtos cosméticos não autorizados pela Anvisa.

  • Realize um teste de alergia em uma pequena área da pele antes de aplicar o produto de forma extensiva. Isso ajuda a identificar possíveis eventos adversos.

  • Não use o produto se estiver com a pele, os olhos irritados ou outra parte do corpo.

  • Evite o contato do produto com os olhos.

  • Se o produto entrar em contato com os olhos, lave-os imediatamente com água corrente por pelo menos 15 minutos.

  • Guarde os produtos cosméticos em local seguro, longe do alcance de crianças e animais.

 

A Anvisa também alerta para que os usuários que estejam em dúvida sobre a certificação de um produto na Anvisa façam a checagem no site antes de usá-lo. A verificação pode ser conduzida através do portal oficial da Anvisa, acessível pelo endereço eletrônico: https://consultas.anvisa.gov.br/#/. Na página, basta realizar uma busca na categoria "Cosméticos" para obter informações sobre a autorização do produto.

A ideia da agência não é causar pânico moral, mas alertar os brasileiros dos possíveis riscos de misturas de produtos químicos no nosso corpo.

"A Anvisa reforça que os produtos cosméticos são seguros quando usados corretamente. Ao seguir as recomendações acima, é possível reduzir o risco de eventos adversos e aproveitar as festividades de fim de ano com segurança. A colaboração de todos é essencial para garantir a integridade do mercado de cosméticos e a saúde e bem-estar dos consumidores", afirma a agência.

Segurança em primeiro lugar. E um feliz ano novo!