NA BRONCA

VÍDEO: Craque Neto detona Enel, prefeito e governador de SP: “Vocês devem ter luz”

Cerca de 500 mil pessoas estão sem luz há três dias; governo Lula notificou a Enel exigindo a normalização do serviço

Craque Neto demonstrou indignação com a falta de luz em SP.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en BRASIL el

O Craque Neto, apresentador do programa “Os Donos da Bola”, veiculado na Band TV, se irritou e detonou a empresa Enel, por causa da falta de energia elétrica que atingiu milhares de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo.

O ex-jogador não poupou críticas, inclusive, ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) e ao governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Se a gente deixar de pagar (a conta de luz), no dia seguinte a Enel vai lá e ‘click’. Ele vai lá e faz assim: ‘click’, a sua luz acaba e de todo mundo funciona”, destacou Neto.

Parabéns para o prefeito, parabéns para o governador. Vocês devem ter luz aí. A carne de vocês não queimou, não estragou. Então, tá bom”, desabafou o apresentador.

Empresa é notificada pelo governo federal

Cerca de 500 mil pessoas continuam sem luz depois de três dias do problema. O governo do presidente Lula (PT), por meio do ministro da Justiça, Flávio Dino, notificou a Enel para que representantes da empresa esclareçam o que está ocorrendo em relação à dificuldade de retomar a distribuição de energia e quais alternativas a companhia vai colocar em prática para a normalização do serviço.

O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, vai notificar a concessionária de energia elétrica em São Paulo para explicar a interrupção nos serviços essenciais. Outras iniciativas serão anunciadas pelo secretário Wadih Damous”, afirmou Dino.

Corte de funcionários

Empresa privada italiana que opera a energia elétrica no estado de São Paulo, a Enel reduziu cerca de 36% dos seus funcionários desde 2019, somando terceirizados e contratados, apesar do aumento de mais de 7% no número de consumidores.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2019 a Enel SP possuía um colaborador para atender a cada 307 clientes em média. Atualmente, a equipe de funcionários tem a responsabilidade de atender a uma média de 511 consumidores por colaborador.

A empresa nega a piora do serviço e afirmou através de nota que “tem trabalhado em tempo recorde”.

“Naquele ano (2019), em uma situação de fortes chuvas, a Enel São Paulo restabeleceu o fornecimento de energia para 650 mil clientes em até 24 horas. No sábado (4), após a ventania de mais de 100km/h – a mais intensa registrada nos últimos anos com danos severos à rede de distribuição – 960 mil clientes tiveram o fornecimento de energia normalizado em 24 horas”, afirmou.