PRIVATIZA QUE DÁ CERTO

Enel cortou mais de um terço dos funcionários antes de apagão em São Paulo

No mesmo período, número de clientes aumentou significativamente no estado

Trabalhadores da Enel em São PauloCréditos: Rovena Rosa/Agência Brasil
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A Enel, empresa privada italiana que opera a energia elétrica no estado de São Paulo, reduziu cerca de 36% dos seus funcionários desde 2019, somando terceirizados e contratados.

Desde sexta-feira (3), milhões de pessoas no estado de São Paulo estão com problemas de energia devido às fortes chuvas, que desestabilizaram o sistema elétrico da capital paulista, do litoral e de cidades no interior.

A falta de luz prejudica hospitais, comerciantes, empresários e pessoas que pagam suas contas de luz para a empresa que detém a concessão para operar o sistema elétrico no maior estado do país.

Segundo informação da CNN, desde 2019, a empresa tem reduzido drasticamente o seu pessoal para redução de custos, apesar do aumento de mais de 7% no número de consumidores.

A apuração, feita com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mostra que, em 2019, a Enel SP possuía um colaborador para atender a cada 307 clientes em média.

Atualmente, a equipe de funcionários tem a responsabilidade de atender a uma média de 511 consumidores por colaborador.

A empresa nega a piora do serviço, mesmo com milhões de paulistas sem energia por mais de 50 horas. A empresa afirmou através de nota que "tem trabalhado em tempo recorde".

“Naquele ano (2019), em uma situação de fortes chuvas, a Enel São Paulo restabeleceu o fornecimento de energia para 650 mil clientes em até 24 horas. No último sábado (4), após a ventania de mais de 100km/h – a mais intensa registrada nos últimos anos com danos severos à rede de distribuição – 960 mil clientes tiveram o fornecimento de energia normalizado em 24 horas", afirma.

“Esse volume recorde de investimento está sendo destinado, principalmente, à digitalização e automação da rede elétrica, o que tem refletido na melhora dos indicadores de qualidade e na eficiência da companhia”, diz o texto da empresa.