VIOLÊNCIA POLICIAL

Polícia identifica homem que ameaçou menor com arma em SP... E ele é da polícia

Investigador recebeu ordem para entregar armas e já tem histórico de violência, inclusive contra a irmã, que tem medida protetiva contra ele

Momento em que homem aponta arma para jovem negroCréditos: Reprodução de vídeo
Escrito en BRASIL el

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) identificou o homem que foi flagrado perseguindo e ameaçando atirar em um jovem negro, em vídeo que rodou a internet nesta terça-feira (14).

O homem, identificado como Paulo no vídeo, é um investigador da Polícia Civil. A SSP afirmou que ele já está sendo investigado pela Corregedoria da corporação.

“A Polícia Civil, a partir do momento que tomou conhecimento do vídeo, instaurou inquérito policial e identificou o homem armado, que se trata de um investigador de polícia. A Corregedoria foi acionada e apura o caso”, disse a SSP em nota divulgada nesta quarta-feira (15).

Segundo o ouvidor das polícias de São Paulo, Claudio Silva, o homem possui histórico de episódios violentos, inclusive contra a própria irmã, que tem uma medida protetiva contra ele. Silva afirmou que pedirá o afastamento e desarmamento do policial.

Entenda o caso

O homem foi flagrado, no último domingo (11), apontando uma arma para um jovem negro na porta da estação Carandiru do Metrô de São Paulo, em vídeo divulgado pela Ponte Jornalismo. O homem armado persegue, agride e ameaça atirar no jovem. Para evitar uma tragédia, uma mulher se coloca entre a arma e o garoto ameaçado.

O que mais chamou a atenção no momento foi a presença de uma policial militar que, de braços cruzados, não toma atitude alguma para conter a situação. Em determinado momento, o jovem ameaçado pelo homem armado vai até a PM pedir socorro, e a militar afasta a vítima com um chute na barriga.

Ao ser questionada pelo cinegrafista do por quê não intervém, a PM responde que "está de folga, o procedimento é ligar no 190 e pedir viatura". Em seguida ela se desentende com o jornalista, que preferiu não se identificar, avança para cima dele e o vídeo termina.