Vídeo que circula pelas redes sociais mostra uma confusão na porta da estação Carandiru do Metrô de São Paulo, onde um homem armado ameaça outro. No mesmo local, há uma policial militar que, de braços cruzados, não toma atitude alguma para conter a situação. As informações são da Ponte.
O homem armado persegue, agride e ameaça atirar em um jovem negro. Para evitar uma tragédia, uma mulher se coloca entre a arma e o homem ameaçado.
Te podría interesar
Segundo informações da Ponte, toda a cena ocorreu por volta das 16h deste domingo (11), com dezenas de testemunhas que estavam em frente à estação de Metrô, localizada na zona norte da cidade de São Paulo.
O caso ganha contornos ainda mais graves pelo fato de que uma das testemunhas é uma policial militar, que acompanha a confusão de braços cruzados e se recusa a intervir para conter a situação.
Te podría interesar
Além disso, em determinado momento, o jovem ameaçado pelo homem armado vai até a PM pedir socorro, e a militar afasta a vítima com um chute na barriga.
O repórter cinegrafista resolve questionar a policial militar sobre o motivo de ela não intervir na situação. A PM afirma que não está em serviço e que o correto é ligar para o 190.
Ao ser novamente questionada, a PM argumenta que está de folga. "Estou de folga, o procedimento é ligar no 190 e pedir viatura", em seguida ela se desentende com o jornalista, que preferiu não se identificar, avança para cima dele e o vídeo termina.
O argumento da policial militar não está correto, de acordo com o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar, o agente deve "atuar onde estiver, mesmo não estando em serviço, para preservar a ordem pública ou prestar socorro, desde que não exista, naquele momento, força de serviço suficiente".
O jovem ameaçado pelo homem armado conseguiu fugir.
Até este momento, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. O espaço segue aberto.
Confira no vídeo abaixo todo o ocorrido:
Homem armado ameaça jovem negro e policial militar se recusa a ajudar: "estou de folga, o procedimento é ligar no 190 e pedir viatura” ???? pic.twitter.com/3Lkcdq9MVc — Ponte Jornalismo (@pontejornalismo) November 13, 2023